Arquivo

Celorico da Beira recebeu Gala do Futebol Distrital

Amadeu Poço espera que a próxima época seja «tão boa ou melhor» que a deste ano e com «mais equipas a competir»

A Associação de Futebol da Guarda (AFG) encerrou a época com uma gala, realizada na passada sexta-feira em Celorico da Beira, durante a qual foram entregues os troféus aos vencedores das diversas competições. O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Elísio Carneiro, foi um dos convidados da festa do futebol distrital.

Amadeu Poço, presidente da AFG, salientou o facto da época ter chegado ao fim «sem nenhum caso pendente» e disse esperar que a próxima seja «idêntica à que agora termina e tenha mais clubes a disputar os campeonatos». O dirigente enalteceu também as arbitragens, recordando que «praticamente não houve queixas e o “feedback” por parte dos clubes tem sido positivo». E acrescentou que, «há nove anos, tínhamos um árbitro que subia ao terceiro escalão e outro que descia, enquanto agora temos sete árbitros nos campeonatos nacionais e esperamos colocar, a curto prazo, um representante na primeira categoria». Quanto ao peso dos condicionalismos financeiros na vida dos clubes, Amadeu Poço revelou que a AFG tem «ajudado como pode, suportando os custos de formação e mantendo inalteradas as taxas de jogo e de arbitragem. Além disso, temos assumido a diferença que resulta do aumento do IVA».

Ainda assim, o responsável revelou que «as dificuldades são um cenário real», pelo que admitiu a possibilidade de alguns clubes «falharem as suas obrigações e serem impedidos de competir por causa disso». Contudo, ressalvou que «os clubes da região primam por serem cumpridores». De resto, Amadeu Poço apelou aos autarcas presentes na sala para que apoiem os clubes dos seus concelhos. «O futebol é um fator de promoção não só de uma localidade ou região, mas também de outras atividades, e por isso as autarquias têm de defender e apoiar os seus clubes», justificou. «A minha terra, Souropires, foi mais conhecida enquanto teve uma equipa no Nacional da IIIª Divisão do que, provavelmente, em toda a sua história e essa é uma realidade que não podemos ignorar», concluiu.

Por sua vez, o vice-presidente da FPF garantiu a Amadeu Poço que «a Federação continuará a defender os valores dos clubes pequenos, amadores e de formação, pois «é neles, onde impera a espontaneidade, que se faz a alavancagem para grandes jogadores futuros». A gala culminou com a entrega dos prémios aos campeões da época 2011/2012, tendo sido distinguidos a Escola Futebol Clube (juniores femininos), Guarda Unida (infantis e séniores femininos em futsal), GDR Lameirinhas (seniores masculinos em futsal), AD São Romão (iniciados e juniores), Seia FC (juvenis), Sporting Clube da SIR de Paços da Serra (vencedor da IIª Divisão Distrital) e ADRC Aguiar da Beira (vencedor da I Divisão Distrital). Já a AD Manteigas recebeu o troféu “fair-play”. Foram ainda homenageadas Sílvia Rebelo e Filipa Rodrigues, atletas da Fundação D. Laura dos Santos (Moimenta da Serra), pela participação nas seleções nacionais.

Aguiar da Beira recebeu o troféu de campeão distrital da Iª Divisão

Comentários dos nossos leitores
arbitro arbitro@sapo.pt
Comentário:
Se os clubes priman por serem cumpridores, não é o caso da AFG pois está a dever aos árbitros os meses de Março, Abril e Maio, como tem acontecido nos últimos anos. Andam os árbitros a patrocinar as festas…
 

Celorico da Beira recebeu Gala do Futebol
        Distrital

Sobre o autor

Leave a Reply