Arquivo

CDOS com novas instalações na Guarda

Secretário de Estado da Protecção Civil destacou o esforço dos bombeiros no combate aos incêndios

Foram inauguradas, na passada quarta-feira, as novas instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, num investimento de 275 mil euros da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Presente na cerimónia, o secretário de Estado da Protecção Civil aproveitou a ocasião para elogiar o desempenho dos bombeiros no combate aos incêndios, sublinhando que este ano há pouca área ardida a nível nacional, apesar dos 414 fogos do último domingo.

«Quando conseguimos chegar a uma média de chegada às frentes de fogo em 11 minutos, tem que haver aqui muito trabalho e muita disciplina», disse José Miguel Medeiros. O governante sublinhou que os cerca de 35 mil hectares ardidos até ao momento em Portugal estão «muito abaixo do objectivo traçado até 2012, de 100 mil hectares por ano», pelo que «depois da “tempestade”, este é um momento de bonança». Aludindo a uma «revolução tranquila» na área da protecção civil, o secretário de Estado disse estar «muito satisfeito» com as novas instalações do CDOS da Guarda, num «dia bom, depois de dois dias maus que aqui tivemos», disse, referindo-se aos fogos que devastaram o concelho do Sabugal.

As novas instalações, situadas na Rua António Sérgio, privilegiam a área das tecnologias de informação e comunicação, através de um sistema de geo-referenciação de meios operacionais do distrito, de um sistema de rádio por chamada selectiva, além de um sistema de video-conferência. O CDOS tem agora a seu dispor meios audiovisuais e informáticos que permitem acompanhar todas as ocorrências do distrito e proceder à sua gestão de forma «mais eficaz», considera a ANPC. O edifício – a antiga residência feminina da Gulbenkian – alberga ainda a base permanente da Guarda da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos desde Dezembro de 2008.

CDOS com novas instalações na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply