Arquivo

Castelo Branco acolhe comemorações do Dia de Portugal

Abertura do Museu Cargaleiro e homenagem a Amato Lusitano são os destaque das celebrações

A cidade de Castelo Branco acolhe este ano as comemorações do Dia de Portugal, que serão marcadas amanhã pela inauguração do Museu Cargaleiro e por uma homenagem ao médico Amato Lusitano.

Embora cumprindo a tradição recente de comemorações descentralizadas, que já levaram as celebrações a cidades como Faro, Porto, Viana do Castelo, Setúbal ou Santarém, o presidente da comissão organizadora, António Barreto promete uma «forte contenção» nas despesas. «Já o tínhamos feito no ano passado», mas «este ano, deu-se um passo muito mais forte ainda nesse espírito de contenção», pelo que a parada vai limitar-se a «forças militares a pé, assim como antigos combatentes», sem «meios pesados» ou «grandes carros», explicou António Barreto. De acordo com o programa oficial das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, Aníbal Cavaco Silva presta hoje homenagem ao médico João Rodrigues, conhecido por Amato Lusitano, nascido no século XVI em Castelo Branco.

O médico, filho de judeus que foram expulsos de Portugal, chegou a médico pessoal do Papa Júlio III, tendo vindo a falecer na atual Croácia, à data parte do Império Otomano.

Depois, Cavaco Silva inaugura o Museu Manuel Cargaleiro, numa cerimónia que contará com a presença do pintor. Em seguida, é a vez de um almoço no Conservatório Regional de Castelo Branco com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas atividades profissionais, estando prevista ainda a inauguração de uma exposição do Museu da Presidência sobre Portugal e a Avenida do Dia de Portugal.

Sobre o autor

Leave a Reply