Arquivo

Casota critica tourada na Guarda*

A Casota, Associação Guardense de Proteção de Animais, lamenta o facto de a Câmara Municipal da Guarda, através da Agência de Promoção da Guarda, estar a organizar uma tourada no âmbito da Feira de São João, agendada para o próximo dia 24 de junho pelas 17 horas.

A Casota entende que esta decisão é, a todos, os títulos incompreensível. Trata-se de um escusado retrocesso civilizacional, à escala de uma cidade onde nem sequer a questão da tradição poderia ser invocada.

Não existe na Guarda uma praça de touros – esta tourada está prevista para decorrer numa praça desmontável onde as condições de segurança são certamente questionáveis – e não existe nesta cidade qualquer tradição tauromáquica.

Numa altura em que por todo o mundo locais com tradição tauromáquica (veja-se o caso do México e da Catalunha) decidem dar passos no sentido de proibir estes espetáculos de morte e sangue, numa altura em que autarcas corajosos como o presidente da Câmara Municipal da Maia proíbem touradas nas suas cidades, numa altura em que cidades como Viana do Castelo se declaram oficialmente como “cidade anti-touradas”, a Guarda retrocede, apouca-se e envergonha-nos.

Julgamos insultuoso que uma autarquia com tantos problemas financeiros, num momento tão difícil como aquele que o nosso país atualmente atravessa e que tantos sacrifícios impõe aos portugueses, que cobra aos seus munícipes taxas de IMI ao nível mais elevado possível e que cobra preços dos mais elevados no fornecimento de um bem essencial – a água – se propõe investir num espetáculo que além de dispendioso é degradante, substituindo-se ao sector privado.

Queremos uma cidade na vanguarda de Portugal enquanto cidade amiga dos animais, progressista e promotora dos melhores e mais avançados valores éticos, que tanto afirma, sem hesitações, a importância inquestionável dos direitos humanos, quanto sustenta, de forma categórica, a respeitabilidade dos animais. É esta a nossa luta diária.

*Título da responsabilidade da redação

A direção d’ A Casota, Associação Guardense de Proteção de Animais

Comentários dos nossos leitores
Francisco Jfm lordofchaospt@hotmail.com
Comentário:
Cada vez tenho mais vergonha de ser amigo de algumas pessoas responsáveis por esta câmara municipal.
 
Joaquim Correia jacseia@hotmail.com
Comentário:
Provavelmente lá nos iremos encontrar os dois, eu como defensor e amante das touradas, outros como representantes da Associação “A Casota” e não amantes da tradição tauromáquica. É precisamente esta simbiose de simpatias que é saudavel, da minha parte aceito as vossas ideias embora não concorde com elas, no entanto tenho direito a que ninguém me incomode por tal simpatia. Manifestaçoes a favor e contra sempre houve e tudo é aceitável. A Guarda tem imensas tradições tauromáquicas, não propriamente nos naturais, mas sim dos oriundos da zona da raia e que aqui residem.
 
Maria Fernanda Cerqueira Fernandes fer.fernandes@clix.pt
Comentário:
É UMA VERGONHA! Cada vez mais se tenta consciencialisar a mente das pessoas para que se acabe com as touradas, outros investem nisso, em vez de investir nos jovens, nos idosos… É mesmo uma vergonha.
 

Sobre o autor

Leave a Reply