Arquivo

Casa do Bandarra abre no domingo

Trancoso

Gonçalo Annes Bandarra (1500-1556), natural de Trancoso, foi um sapateiro e profeta português, autor de trovas messiânicas que ficaram posteriormente ligadas ao sebastianismo e milenarismo português.

É no seguimento dos seus feitos e do simbolismo que esta personagem tem para Trancoso que o município preparou um programa que começa amanhã e termina no domingo, culminando na inauguração da “Casa do Bandarra” (16h30) no centro histórico da cidade. Para amanhã estão agendadas atividades sobre o profeta-sapateiro nas escolas de Trancoso e Vila Franca das Naves. No dia seguinte haverá uma visita guiada, conferências, apresentação de livros e a abertura da exposição “Bandarra – Memórias e Realizações 20 anos depois” no Centro Cultural de Trancoso. No domingo, além da inauguração da “Casa do Bandarra”, realiza-se ainda um passeio BTT (9h30), uma homenagem junto ao túmulo de Bandarra (14h45) e uma peça de teatro. Inserida no projeto Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas, a “Casa do Bandarra” vai ser o primeiro centro de interpretação dinâmico, lúdico e educativo, sem nunca esquecer a parte científica.

No piso zero o público poderá encontrar várias frases e imagens de Bandarra. No piso superior haverá um vídeo sobre a vida e a obra do profeta trancosense e uma fonoteca com duas lendas, uma em inglês e outra em português, com as trovas de Bandarra. Já no logradouro a autarquia reservou para os visitantes uma surpresa áudio – uma trova com arranjo musical. A inauguração da “Casa do Bandarra” visa preservar e perpetuar a memória de uma personagem que faz parte da identidade dos trancosenses e dos portugueses. O presidente da Câmara, Amílcar Salvador, diz não ter «dúvidas de que vai ajudar a atrair mais gente e, simultaneamente, vai ser extremamente importante para o comércio local».

Sobre o autor

Leave a Reply