Arquivo

Cartão Jovem chega aos 30 anos

Medida deve-se ao alargamento do conceito de juventude na União Europeia

A partir de Janeiro de 2010, o Cartão Jovem também poderá ser pedido por quem tem 30 anos. Até aqui, o cartão só estava acessível aos jovens com idades entre os 12 e 25 anos, alargando-se agora a faixa etária com a definição na União Europeia dos 30 anos como idade limite para o acesso a iniciativas públicas destinadas aos jovens.

O anúncio do alargamento da idade de acesso ao cartão foi feito por João Paulo Henriques, director do Cartão Jovem, que explicou a definição do conceito institucional de juventude em Portugal «por balizas etárias tem sido díspar», um problema que diz estender-se a outros países. Mas, no âmbito das iniciativas da União Europeia, foi redefinida a idade máxima para acesso a benefícios destinados aos jovens. Assim, o Cartão Jovem Euro<26 e a Associação Europeia de Cartão Jovem, que representa 40 países e 4,9 milhões de portadores, decidiram estender o limite máximo para os 30 anos «em conformidade com os outros organismos europeus», acrescentou o responsável.

João Paulo Henriques indica que em Portugal a extensão da idade limite dos portadores de Cartão Jovem só ocorrerá em Janeiro de 2010, «dado que está a decorrer um processo de reformulação de marca, que passará inclusive pela mudança do antigo logótipo para um novo». No ano passado foram emitidos 119.070 cartões, oferecendo cerca de «oito mil vantagens», como descontos em transportes, salas de cinema, pousadas de juventude e festivais de Verão. A faixa etária que mais adquire o cartão situa-se entre os 17 e 21 anos (42,1 por cento do total de portadores), surgindo depois a faixa dos 22-25 anos (32,4 por cento) e a dos 12-16 (18,6 por cento). Do total, 57 por cento dos portadores são do sexo masculino. O Cartão Jovem nasceu a 19 de Junho de 1986, após a assinatura de uma resolução do Conselho de Ministros pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva.

Sobre o autor

Leave a Reply