Arquivo

Cartão e plástico recolhido porta a porta na Guarda

Resíduos recicláveis de empresas e pequeno comércio vão ser tratados pela Resiestrela

Os materiais recicláveis de empresas e pequeno comércio da cidade começaram, esta semana, a ser recolhidos porta a porta pela concessionária do sistema multimunicipal de recolha, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos da região.

O recurso a esta medida, já posta em prática no Fundão há uma semana, surge depois da Resiestrela ter verificado que os contentores de resíduos contêm grandes quantidades de materiais passíveis de serem reciclados. Trata-se, sobretudo, de cartão, papel e plástico que estavam a ser levados para tratamento indiferenciado com custos para o município guardense. Nesse sentido, o novo serviço será posto em prática com a colaboração da autarquia guardense, realizando-se, em simultâneo, uma campanha de sensibilização sobre reciclagem junto dos destinatários da iniciativa.

Em comunicado, a Resiestrela adianta que, a partir de agora, «estes materiais poderão ser valorizados, com benefício para o ambiente e com diminuição dos seus custos de tratamento suportados pela Câmara». Inteiramente gratuitas para as empresas aderentes, as recolhas serão feitas às segundas e quintas-feiras por uma viatura devidamente identificada e funcionários da empresa. Depois da Guarda, o projecto vai estender-se, posteriormente, aos restantes 12 municípios que integram a Resiestrela.

Sobre o autor

Leave a Reply