Arquivo

Carta aberta de um sportinguista a José Peseiro (NÃO PERCEBES NADA DISTO!)

Observatório de Ornitorrincos

Caríssimo José

(ONDE É QUE ESTAVA O CUSTÓDIO NA FINAL DA UEFA?)

Primeiro queria dizer-lhe que todos os sportinguistas estão solidários com as suas perdas das últimas semanas. Depois de perder o campeonato, a taça UEFA, a carteira, o comboio, a filha no hipermercado e o juízo no jogo contra o Nacional, ninguém ficaria muito surpreendido ou infeliz se agora viesse a perder também o emprego. A não ser os benfiquistas interessados em renovar o título daqui a um ano.

(COM O ROGÉRIO A MEIO CAMPO O SPORTING SÓ GANHOU UM JOGO)

Apesar de muitos sportinguistas o quererem fora do Sporting, também eu o quero ver sair. E não é principalmente por ter perdido. É só por ter perdido. E por ter deixado o Benfica ganhar também. O Benfica vai fazer a primeira dobradinha do milénio e o José é o principal responsável por isso ter acontecido. Talvez esteja a ser injusto ao referir-me a si apenas, uma vez que os êxitos do Benfica devem-se a uma dupla de homens que tudo fizeram para o clube da águia vencerem as principais competições. Refiro-me obviamente a Tiago (que jogou na Luz para a Taça) e Ricardo.

(COMO É que QUERIAS GANHAR SEM PONTAS DE LANÇA NA LUZ?)

Amigos benfiquistas, portistas e até alguns do Cascalho FC têm tentado convencer-me do seu brilhantismo por ter levado a equipa à final da taça UEFA apesar de ter conseguido fazer a equipa jogar tão mal nos jogos contra o AZ Alkmaar. Devo confessar que nesse ponto eles têm razão. A estratégia foi brilhante. Não jogar nada, estar quase sempre a perder o jogo e a eliminatória para adormecer os holandeses e no último segundo marcar um golo, quando já não houvesse tempo para os adversários voltarem a marcar. Aliás, o José deve ter aprendido esse truque com o senhor Trappatoni, que lho aplicou tal e qual nos dois jogos que o Sporting fez no novo Estádio da Luz.

(PÔR O HUGO VIANA A 3 MINUTOS DO FIM DO JOGO PARA QUÊ?)

Já no jogo da final da UEFA, o amigo José esqueceu-se de ler os compêndios de História durante o ensino secundário. Se o tivesse feito e soubesse que o CSKA é o clube do Exército Vermelho, teria verificado que a estratégia russa é aguentar a primeira investida, esperar pelo Inverno e depois avançar até Berlim, violar as mulheres dos alemães e edificar um estado satélite. No fim, tal como Hitler, a equipa do Sporting havia preferido o suicídio no seu próprio bunker.

(JÁ ESTUDAVAS OS LIVRES LATERAIS DOS ADVERSÁRIOS NOS TREINOS…)

Suspeito que a preparação física dos jogadores talvez não fosse a melhor. A verdade é que já vi gente depois de beber cinquenta imperiais em melhor estado que os seus homens depois de jogarem cinquenta jogos. Ou que Rochemback depois de cinquenta minutos.

(PODEM FAZER-SE TRÊS SUBSTITUIÇÕES. USA-AS!)

Meu caro amigo José Peseiro, para terminar, deixe-me dizer-lhe que não escrevo esta carta pelo facto da equipa de futebol profissional do Sporting ter perdido tudo na semana passada. Nada disso, é apenas por não ter ganho nada durante o ano inteiro.

(POR QUE FICA NO BANCO QUEM TEVE NOTA MÁXIMA NO JOGO ANTERIOR?)

Assim me despeço com a maior e mais franca cordialidade

(VAI-TE EMBORA Ó PALHAÇO!)

NAJ

Por: Nuno Amaral Jerónimo

Sobre o autor

Leave a Reply