Arquivo

Carnaval nas ruas da região

Vila Franca das Naves, Manteigas, Gouveia, Fundão, Guarda e Pinhel prometem muita animação nos próximos dias

O Entrudo está aí e espera-se muita folia durante estes dias que antecedem a Terça-Feira Gorda. Desde corsos carnavalescos, a feiras e bailes de máscaras, as opções são várias na região. O Carnaval de Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, com mais de 10 anos de tradição, é já uma referência no distrito. O ponto alto da festa é, sem dúvida, o corso alegórico que, com muitos foliões, muita música e carros alegóricos, percorre as principais artérias da vila. Vila Franca das Naves tem-se mantido fiel às tradições do Entrudo português, caracterizando-se pela participação espontânea dos cidadãos, onde as instituições e figuras públicas não escapam às suas sátiras ou críticas irónicas. Agendado para domingo, participam no corso 15 carros alegóricos preparados e animados por associações e grupos de populares daquela freguesia do concelho de Trancoso.

Manteigas também promete uma festa carnavalesca com muita animação, entre sábado e terça-feira, por ocasião de mais uma edição da tradicional Mostra de Actividades e Feira de Artesanato. O tradicional desfile realiza-se na tarde de terça-feira pelas principais artérias da vila, com a participação das escolas e associações do concelho, entre outras entidades. Em Gouveia aposta-se forte na Festa do Queijo, que começa amanhã e termina terça-feira, com a tradicional Queima do Entrudo. O primeiro dia é dedicado aos mais pequenos, convidados a percorrer os jardins Lopes da Costa e da Ribeira, num desfile de palhaços. O ponto alto da festa acontece no domingo, com as matinais provas do queijo no Mercado Municipal e o cortejo carnavalesco dedicado a este produto típíco. Na noite de segunda-feira há um baile com concurso de máscaras, apadrinhado por Sara Aleixo e Hugo Sequeira, no pavilhão municipal, encerrando a festa com o referido espectáculo de pirotecnia no Jardim da Ribeira.

No Fundão acontece a 9ª edição do Cortejo de Carnaval dos Caminheiros da Gardunha, na zona central da cidade. O corso parte do pavilhão Multiusos, percorrendo depois a Rua dos Três Lagares, Rua Conde Idanha a Nova, a Rua Dr. Alfredo Mendes Gil, a Rua António José Saraiva, a Rua Gil Vicente e terminará Avenida da Liberdade. Entretanto, na Covilhã, o Clube de Campismo e Caravanismo, organiza, na segunda-feira, um baile de máscaras. Para os adeptos de emoções fortes, há sempre o “Carnaval del Toro” de Ciudad Rodrigo, aqui ao lado.

Carnaval das crianças

Os mais pequenos também não foram esquecidos e na Guarda e Pinhel são eles os reis e as rainhas do Carnaval. Como já é hábito, a autarquia guardense promove esta tarde, pelas 14h30, o desfile das crianças. No cortejo, cujo tema é o “Património e Ambiente”, participam cerca de 1.500 alunos de todo o concelho. A concentração está marcada para a Alameda de Santo André e percorrerá a Rua Batalha Reis, o Jardim José de Lemos, em direcção à Rua do Comércio, terminado na Praça Velha. Há animação de bombos, Zés Pereiras e da Cultura do Lixo – “Coisas que a Velha Deixa”. No final, miúdos e graúdos poderão divertir-se com o grupo “Na Boa Companhia”, que tem uma componente interactiva com o público abordando temas como cidadania, reciclagem e ambiente. Já em Pinhel o cortejo desfila amanhã e envolve toda a comunidade escolar do concelho, contando com 21 carros alegóricos e mais de mil participantes.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply