Arquivo

Carlos Lopes e Maya apadrinham queijo da Serra

Iguaria tradicional é uma das 21 finalistas do concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, que termina a 7 de setembro

O campeão olímpico Carlos Lopes e a taróloga Maya são os “padrinhos” do queijo Serra da Estrela DOP no concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, cuja votação final termina a 7 de setembro.

O mais famoso queijo nacional é um dos 21 finalistas desta iniciativa que pretende eleger as melhores iguarias portuguesas, concorrendo na categoria de “Entradas” com a alheira de Mirandela e o pastel de bacalhau. A candidatura foi lançada pela Confraria homónima e é apoiada por oito municípios – Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Oliveira do Hospital, Seia e Tábua, que apresentaram na semana passada a campanha de apelo ao voto neste produto regional. A sessão decorreu no Solar do Queijo, em Celorico, onde Manuel Leal Freire, grão-mestre da Confraria, considerou que estas entidades poderão ser «a resposta do novo século aos desafios impostos aos produtos tradicionais pela globalização e massificação».

Já Pedro Couceiro, grande conselheiro, evocou o passado do queijo da serra, recordando referências do período da presença romana na Península Ibérica, mas também as suas características distintivas: «É difícil encontrar um produto com uma raiz mais ecológica, já que é produzido à base de ingredientes tão naturais como o leite, o sal e o cardo», declarou, assumindo ser este «o melhor queijo do mundo». Pode votar no queijo Serra da Estrela por SMS, chamada telefónica, Internet e Facebook até 7 de setembro. Os sete vencedores são revelados três dias depois, numa cerimónia a transmitir em directo de Santarém pela RTP.

Queijo da Serra concorre com o pastel de bacalhau e a alheira de Mirandela

Carlos Lopes e Maya apadrinham queijo da
        Serra

Sobre o autor

Leave a Reply