Carlos Condesso assumiu funções de vereador da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo. O antigo chefe de gabinete de apoio à presidência foi nomeado na semana passada, substituindo Arelindo Farinha, que decidiu deixar o cargo «para se dedicar em exclusivo à função de administrador-executivo da empresa municipal, cargo que já ocupava anteriormente».
O novo vereador social-democrata explicou a O INTERIOR que Arelindo Farinha «decidiu sair por vontade própria para se dedicar mais à cultura, pois a empresa municipal tem a seu cargo diversos equipamentos». Na autarquia, Carlos Condesso assume agora a responsabilidade pelas áreas de turismo, cultura, desporto, Juntas de Freguesia, limpeza urbana, comunicação, entre outras. Dos vários pelouros, destaca o turismo e garante que essa será uma das vertentes em que irá apostar: «O turismo é prioritário, é uma jóia da coroa, até porque Figueira tem uma das Aldeias Históricas mais visitadas», explicou. O autarca acredita que o turismo pode mesmo ser «um factor de desenvolvimento», sobretudo numa época de crise. Nesse contexto, assegura que os eventos mais emblemáticos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo vão continuar a existir. «É o caso do Campeonato de Motonáutica e da Festa das Amendoeiras em Flor», especificou.
No trabalho que inicia preocupa-o também a crescente «desertificação do interior», o que faz com que tenha agora o desígnio de «dotar as freguesias de equipamentos que possam evitar o despovoamento e o abandono das terras», garantiu. Carlos Condesso tem 36 anos e trabalhava desde 2004 no Gabinete de Apoio à Presidência. É ainda presidente da concelhia do PSD, partido que está no poder autárquico figueirense desde 1997, com a eleição de Armando Pinto Lopes e, mais recentemente, de António Edmundo, que já vai no segundo mandato.