Arquivo

Carlo Marchione abre festival “O Elogio da Guitarra”

TMG

O italiano Carlo Marchione atua amanhã à noite (21h30) no TMG no âmbito do festival “O Elogio da Guitarra” organizado pelo Conservatório de Música de S. José da Guarda.

O guitarrista é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes instrumentistas da atualidade, pois as suas interpretações de qualquer época ou estilo, no âmbito do repertório clássico para guitarra, são reconhecidas devido à sua perfeição técnica ligada a uma refinada musicalidade. Ganhou diversos concursos internacionais de guitarra e tem atuado regularmente em festivais por toda a Europa, aparecendo como solista, com orquestra e em várias formações de música de câmara. Em 1997, durante sua digressão na Rússia, Carlo Marchione foi convidado a apresentar-se no auditório principal do prestigiado Conservatório Tchaikowsky de Moscovo, bem como na Filarmónica de São Petersburgo, uma honra raramente concedida a um guitarrista. Ambos os concertos esgotaram. Em outubro de 1998 atuou com a prestigiada Orquestra Filarmónica de Berlim.

O guitarrista começou a ter aulas aos 10 anos com L. Cauzzo e, mais tarde, com L. Galuzzi. Em 1976 foi primeiro classificado – entre cem candidatos – no exame de admissão para o Conservatório de Santa Cecília, em Roma, onde ingressou na classe de Mario Gangi e se graduou com a nota mais elevada em 1983. Atualmente, Carlo Marchione é professor no Conservatório de Maastricht (Holanda), onde dirige uma das classes de guitarristas com maior sucesso na Europa.

Sobre o autor

Leave a Reply