Arquivo

Cápsula do Tempo enterrada na Guarda

A Cápsula do Tempo está oficialmente enterrada e o seu conteúdo só vai ser revelado em 2050. A caixa com o testemunho e sugestões de 40 personalidades e dez grupos ligados à cidade foi soterrada junto à Torre de Menagem na passada segunda-feira.

Francisco Pinto Balsemão foi um dos participantes e mostrou-se agradado com a iniciativa. «Talvez por razões da crise, estamos muito ocupados pelo presente e obrigar-nos a pensar a décadas de distância é realmente estimulante e necessário para todos os portugueses», declarou o presidente do grupo de comunicação Impresa, que tem raízes familiares na Guarda. O fundador do “Expresso” e da SIC disse ainda esperar que, em 2050, estes contributos possam ser aproveitados pela Guarda. O mesmo considerou o antigo Procurador-Geral da República: «Espero que a Guarda do futuro melhore e aproveite as suas potencialidades, nomeadamente no tratamento de certos tipos de doenças. Já teve o melhor sanatório do país, hoje tem um hospital a cair», lamentou. Para Fernando Pinto Monteiro, a cápsula «coloca no mapa uma cidade que está esquecida e precisa ser divulgada».

Por sua vez, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, sublinhou que o objetivo desta ação é «falar da Guarda de forma positiva», reconhecendo que, em tempos de crise, «é importante que se faça algo e se puxe pela cidade, que precisa de investimento, de dinamização». Solicitado pelos jornalistas a falar sobre o conteúdo das diversas cápsulas, o responsável adiantou apenas que «há alguns segredos que, hoje, não seria politicamente correto referir e que será engraçado conhecer em 2050». O dia prosseguiu com uma conferência “Presente e Futuro dos Media”, com Francisco Pinto Balsemão, Agustín Remesal e Carlos Correia. A Cápsula do Tempo é da responsabilidade do Clube Escape Livre, em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Rádio Altitude.

Os contributos

A Cápsula do Tempo tem contributos de Agostinho Silva, Alcides Vieira, Andrea Soares, António José Dias de Almeida, Santinho Pacheco, António José Teixeira, António Catarino, António Saraiva, Pedro Tavares, Carla Cristina Jerónimo, César Prata, Constantino Rei, Cristina Vicente, Dulcineia Moura, Eduardo Lourenço, Fernando Carvalho Rodrigues, Fernando Pinto Monteiro, Francisco Pinto Balsemão, Hélder Pedro, Isabel Mateus, Joaquim Valente, Jorge Barreto Xavier, Lara Severino, Luís Baptista-Martins, Luís Queirós, Manuel Gião, Manuel da Rocha Felício, Marcos Farias Ferreira, Maria Antonieta Garcia, Maria Helena Santos, Maria Madalena Costa, Marília Raimundo, Marta Nunes, Nuno Rodrigues da Silva, Pedro Dias de Almeida, Rui Isidro, Sandra Santos, Sandro Mêda, Vanda Rodrigues e Virgílio Bento. Já as cápsulas de grupo foram entregues pelo Clube Escape Livre, IPG, Daniel Margarido Photography, Dom Digital, Escolas Secundária Afonso de Albuquerque – 12º B, EB 2-3 Beatriz Ângelo – 9º B, EB 1 Adães Bermudes – 4º ano, um leitor do “Diário de Coimbra”, outro do jornal “A Guarda” e Citroën. A seleção dos participantes foi coordenada por António José Dias de Almeida, Luís Celínio e Rui Isidro.

Caixa com dezenas de testemunhos e sugestões de várias personalidades será reaberta em 2050

Sobre o autor

Leave a Reply