Arquivo

Capeias a rodos no Sabugal até ao final do mês

Tradição

Quadrazais, no passado domingo, abriu este ano o calendário das capeias arraianas no concelho do Sabugal. Mas o verdadeiro ciclo desta tradicional lide de touros com forcão começa este fim-de-semana no Soito e na Lageosa da Raia.

A única vila do município acolhe amanhã uma capeia noturna na praça de touros, enquanto no sábado será a vez da Lageosa da Raia cumprir a tradição numa improvisada praça no centro da aldeia. No domingo os aficionados têm encontro marcado em Ruivós, onde a capeia noturna já tem pergaminhos, e no dia 9 regressam ao Soito para a capeia do ano. A 10 de agosto será a vez da Rebolosa pegar ao forcão e medir forças com os touros, o mesmo acontecendo cinco dias depois em Aldeia da Ponte e Aldeia do Bispo. O calendário prossegue a 16 de agosto em Vale de Espinho e no dia seguinte em Alfaiates e no Ozendo. A 20 de agosto realiza-se o emblemático festival “Ó Forcão Rapazes”. O autodenominado “Campeonato do Mundo do Forcão” decorre este ano na praça do Soito.

A capeia dos Forcalhos, uma das localidades mais pequenas da zona raiana, está agendada para dia 22, na véspera dos Fóios. Como sempre, a época despede-se em Aldeia Velha a 25 de agosto. Além da tradição, durante este mês estão programadas largadas, garraiadas e uma corrida de touros mista. O ciclo das capeias é um acontecimento que atrai milhares de aficionados, curiosos e outros apreciadores dos touros de ambos os lados da fronteira.

Sobre o autor

Leave a Reply