Arquivo

Caminhe, a sua saúde agradece

nutrição & saúde

Dos exercícios físicos, ditos aeróbios, a marcha é das actividades, a que reúne um maior número de qualidades. O homem aprende a andar desde muito cedo, sendo biomecanicamente mais eficiente durante uma caminhada, do que durante qualquer outra actividade física, como a natação, o ciclismo ou o remo, por exemplo. Todos os indivíduos que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. O custo desta actividade física é muito baixo e pode ser realizada em praticamente qualquer lugar, quer seja na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas de atletismo, nos ginásios, ou na área interna dos grandes centros comerciais. Assim sendo, qualquer espaço serve para quem pretenda realizar esta actividade física. È consensual que uma boa caminhada de pelo menos 30 minutos será o mínimo a ser praticado diariamente de modo a obter-se benefícios para a saúde. Caminhadas com duração inferior também promoverão melhorias na saúde, no entanto, a melhoria do condicionamento físico será menor. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.

A marcha é pois, uma actividade fácil de efectuar, tonifica o corpo (pernas, coxas e gluteos) e queima calorias.

Para além destes benefícios, a marcha, como exercício físico que é, aumenta a libertação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis por diversas alterações psicofisiológicas que vão desde o controle da dor, passando pelo relaxamento e o prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar e consequentemente ajudando a combater o stress, a ansiedade e a depressão.

A circulação sanguínea também é melhorada com a marcha, melhorando também o transporte do oxigénio ás células e da glicose aos músculos. O aumento do HDL-colesterol (o bom colesterol) e a diminução do LDL- colesterol (o mau colesterol), bem como a redução da tensão arterial, são outros dos efeitos que a marcha provoca nos indivíduos que a praticam, razões pelas quais existe evidência de que esta actividade física reduz o risco das doenças cardiovasculares.

Caminhar, ajuda também a prevenir a osteoporose, por activar a capacidade de regeneração da massa óssea. A acção dos músculos sobre os ossos e articulações provoca maior irrigação sanguínea, tornando os ossos mais saudáveis.

Uma marcha eficaz associada a um plano alimentar equilibrado promove uma maior perda de peso.

Como se verifica a lista das vantagens e dos benefícios para a saúde, que uma boa caminhada provoca são muitas.

Andar é fácil, dá prazer, é barato e faz bem á saúde. Aproveite o tempo livre que tem, e caminhe, mesmo nos dias frios não fique em casa…

Mexa-se….pela sua saúde.

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply