Arquivo

Câmara vende terreno previsto para quartel da GNR

Guarda

A Câmara da Guarda vai vender o terreno que estava destinado ao novo quartel da GNR, na zona do parque industrial, e que nunca chegou a sair do papel.

Na segunda-feira, o executivo aprovou, por unanimidade, a alienação do espaço em hasta pública. Segundo adiantou Álvaro Amaro aos jornalistas, «estamos em contactos com uma empresa de cariz comercial que estará interessada em vir para a Guarda». O presidente acrescentou que a Câmara não podia «ficar à espera» que a tutela decidisse se faz ou não o quartel da GNR, mas comprometeu-se, «se for caso disso», a comprar um novo terreno para o efeito. Por sua vez, Joaquim Carreira concordou com a venda mas apresentou uma declaração de voto em que sugere a imposição no caderno de encargos «de uma cláusula de salvaguarda da execução temporal do investimento que ali vier a ser feito». Ao contrário do inicialmente agendado ainda não foi nesta sessão que o executivo retificou uma alínea do novo regulamento de taxas e outras receitas.

O assunto já tinha sido retirado da agenda da reunião do final de março por causa de uma «subida exagerada» das taxas a cobrar aos comerciantes com toldes. Desta vez foi o facto dos eleitos do PS não terem recebido atempadamente o documento com os valores corrigidos, pelo que a retificação vai ser votada na última reunião de abril. Até lá, Joaquim Carreira já avisou que os comerciantes podem preparar-se para pagar «cinco vezes mais do que a taxa atual». Na segunda-feira a Câmara da Guarda apresentou o programa das comemorações do 25 de abril, que incluem uma homenagem e a inauguração da Avenida Dr. António Almeida Santos, primeiro presidente da Assembleia Municipal da Guarda entre 1977 e 1985, no troço da VICEG entre a ponte pedonal de S. Miguel e o parque industrial. Está ainda agendada uma sessão comemorativa do 25 de Abril dedicada aos “40 anos do Poder Local” em que participam Vítor Cabeço, primeiro presidente da Câmara da Guarda, e Antónia de Almeida Santos, atual deputada do PS na Assembleia da República e filha de Almeida Santos.

Sobre o autor

Leave a Reply