A Câmara da Guarda entregou no início desta semana vales para aquisição de livros e material escolar a famílias carenciadas do concelho.
Este ano são apoiados 489 alunos do primeiro ciclo do ensino básico, cujos encarregados de educação receberam vales de 50 (escalão A) e 40 euros (escalão B) que poderão ser trocados por livros e materiais escolares em nove livrarias e papelarias da cidade. A autarquia adianta em comunicado que estes apoios representam um valor total de 23 mil euros. «Neste ano letivo, 33 por cento dos alunos a frequentar o primeiro ciclo do ensino básico do concelho irão beneficiar deste apoio, distribuídos pelas 29 escolas pertencentes aos Agrupamentos da Área Urbana, de S. Miguel e Carolina Beatriz Ângelo», acrescenta o município. A medida é levada a cabo no âmbito da Ação Social Escolar, incluindo-se no escalão A todos os agregados cujos pais se encontram em situação de desemprego ou os que tenham educandos com necessidades educativas especiais.
Entretanto, decorreu ontem o tradicional Encontro de Docentes do Concelho da Guarda, promovido pela autarquia no início de cada ano letivo. Os professores do primeiro ciclo do ensino básico e educadores de infância que vão trabalhar no concelho ficaram a conhecer os projetos educativos que a Câmara promove ao longo do ano letivo nestes níveis de ensino. Na sessão, realizada na Sala Dr. António Almeida Santos, nos Paços do Concelho, foram ainda homenageados os docentes que, tendo exercido a sua profissão no município, se aposentaram durante o ano letivo anterior.