Arquivo

Câmara da Covilhã com cinco candidatos

Joaquim Matias, José Pinto, José Serra dos Reis, Pedro Farromba e Vítor Pereira formalizaram entrega de listas no tribunal

Foram cinco as candidaturas que formalizaram a entrega de listas concorrentes à Câmara da Covilhã nas autárquicas de 29 de setembro.

A primeira a apresentar a documentação no Tribunal da cidade foi a lista independente liderada por Pedro Farromba, na tarde de sexta-feira. O atual vice-presidente do município entregou 3.600 assinaturas. O candidato defendeu que a formalização da sua candidatura foi «um momento histórico» para o concelho «porque as candidaturas independentes já são permitidas pela lei desde 2001 mas esta é a primeira que se apresenta à Câmara da Covilhã. A candidatura independente vai apresentar lista própria a 13 freguesias (Covilhã e Canhoso, Cantar Galo e Vila do Carvalho, Peso e Vales do Rio, Teixoso e Sarzedo, Vale Formoso e Aldeia de Souto, Boidobra, Dominguiso, Ferro, São Jorge da Beira, Sobral de S. Miguel, Peraboa, Tortosendo e Unhais da Serra). O movimento vai ainda apoiar candidaturas em Cortes do Meio, Orjais e à União de Freguesias de Barco e Coutada.

Na segunda-feira foi a vez dos restantes candidatos formalizarem as suas candidaturas. De manhã, o candidato do PSD mostrou-se confiante para o ato eleitoral, pois acredita que «o nosso projeto e os nossos candidatos são os que melhor servem os interesses do concelho e as populações saberão avaliar isso». Na lista à autarquia, Luís Costa é o número dois e Leonor Cipriano, atual presidente da Junta do Paul, o número três. O cabeça-de-lista à Assembleia Municipal é João Nuno Serra. Em relação às Juntas, o PSD concorre com listas próprias a oito freguesias (Covilhã e Canhoso, Teixoso e Sarzedo, Aldeia de Souto e Vale Formoso, Tortosendo, Aldeia de São Francisco de Assis, Peraboa, Erada e Dominguiso ) e apoia nove candidaturas independentes (Barco e Coutada, Cortes do Meio, Casegas e Ourondo, Ferro, Vales do Rio e Peso, Vila do Carvalho e Cantar Galo, Boidobra, Orjais e Paul).

Também o socialista Vítor Pereira se mostrou convicto de que sairá vencedor a 29 de setembro. O cabeça-de-lista sustentou que o PS apresenta listas «compostas por pessoas experientes, com dedicação à causa pública, e também com muita juventude que nos vai ajudar a alcançar o grande objetivo que é a vitória do PS». Carlos Martins e Paula Simões são o segundo e terceiro elementos da lista à autarquia. Para a Assembleia Municipal, com Santos Silva vão José Armando Serra dos Reis e Graça Sardinha, entre outros. Quanto às Juntas, o PS concorre a 17 das 21 freguesias, apresentando listas em Aldeia de Souto e Vale Formoso, Barco e Coutada, Boidobra, Cantar Galo e Vila do Carvalho, Cortes do Meio, Covilhã e Canhoso, Dominguiso, Erada, Ferro, Orjais, Paul, Peraboa, São Jorge da Beira, Teixoso e Sarzedo, Tortosendo, Unhais da Serra e Verdelhos.

Já o candidato da CDU, José Pinto, defendeu que «as pessoas sentem que há necessidade de mudar a política existente na cidade». Mónica Ramôa surge no segundo lugar e Carlos Gil no terceiro na lista à autarquia, enquanto que Vítor Reis Silva é cabeça-de-lista à Assembleia Municipal. Das 21 freguesias do concelho, a CDU apresenta listas próprias em 15 (Aldeia de São Francisco de Assis, Boidobra, Dominguiso, Erada, Ferro, Orjais, Paul, São Jorge da Beira, Tortosendo, Unhais da Serra, Cantar Galo e Vila do Carvalho, Covilhã e Canhoso, Teixoso e Sarzedo, Vale Formoso e Aldeia do Souto e Verdelhos). A última candidatura a apresentar-se no Tribunal foi a do movimento “Resgatar a Covilhã”, que tem o apoio do Bloco de Esquerda. José Serra dos Reis, candidato à Câmara, declarou que «não queremos o poder no absoluto», sustentando que o objetivo do movimento é intervir na política e contribuir para uma «democracia participativa». O movimento apresenta apenas candidatos às juntas de Tortosendo, Dominguiso, Verdelhos e Covilhã e Canhoso. De acordo com o candidato, não foi possível «atingir o concelho de forma geral» porque «as pessoas vivem intimidadas e têm medo de subscrever um movimento de cidadãos».

Município da Covilhã vai ter novo presidente a partir de 29 de setembro

Sobre o autor

Leave a Reply