Arquivo

C-HR, nome de guerra do novo “crossover” da Toyota

Test-drive

O INTERIOR fez-se à estrada com o novo Toyota C-HR 1.8 Hybrid Comfort, comercializado no distrito da Guarda pelo concessionário Soviauto. Conforto, segurança e potência são as palavras que ficam da experiência.

O C-HR (que significa Coupé – High Ride) é um “crossover” compacto com estilo de coupé, com que a Toyota pretende conquistar novos clientes (sobretudos mais jovens). Apesar do look mini “crossover”, o carro é na realidade um modelo do segmento acima, concorrendo diretamente com o Nissan Qashqai e os novos Peugeot 3008 e Volkswagen Tiguan. Com 4,36 metros de comprimento, 1,795 metros e uma distância entre-eixos de 2,640 metros, o C-HR tem como base a nova plataforma global que a marca batizou como TNGA (Toyota New Global Architecture) e foi desenhado para o consumidor europeu, tendo como inspiração o “concept” apresentado pela marca no Salãp Automóvel de Paris de 2014.

O design inovador é sem dúvida um dos seus trunfos, com a suas linhas expressivas, reforçando o ar de coupé compacto montado numa base de um “crossover”. O interior respira conforto e modernidade, com destaque para o painel de instrumentos e para o ecrã tátil de oito polegadas do sistema multimédia, com navegação e integração de “smartphones”, destacado no topo da consola central. Todos estes elementos, incluindo comandos e botões, estão orientados e ao fácil alcance para o condutor. Os materiais são de qualidade e transmitem a ideia de segmento superior, confirmando o posicionamento premium que a Toyota pretende para este C-HR.

Reafirmando a sua aposta na tecnologia híbrida, a Toyota não inclui qualquer alternativa diesel na gama C-HR, apostando no novo motor 1.2 turbo para as versões de entrada. O INTERIOR viajou no 1.8 HSD que está equipado com a nova geração do sistema híbrido Toyota e liberta 122 cv de potência e um binário de 142 Nm às 3600 rpm, com consumos médios anunciados de 3,6 a 3,9 l/100km e emissões entre os 82 e 90 g/km de CO2.

Dando continuidade ao seu compromisso com a segurança, a Toyota tem vindo a democratizar vários equipamentos de segurança avançada. NO C-HR o conjunto de funcionalidades do Toyota Safety Sense, que integra tecnologias de pré-colisão (PCS), cruise control adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa de rodagem (LDA) e luzes dos máximos automáticas (AHB), está disponível a partir da versão base. A partir do nível seguinte Comfort, o Toyota Safety Sense adiciona o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (RSA). O INTERIOR conduziu o C-HR1.8 Hybrid Comfort, com Pack Style, que custa 31.125,40 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply