Arquivo

Bruno Coutinho, Cédric e Faneca reforçam Souropires

Campeão distrital da Guarda aposta em jogadores com experiência na IIIª Divisão Nacional para “atacar” novo desafio

Bruno Coutinho (ex-Figueirense), Cédric e Faneca (ex-Fornos), Toni (ex-Associação Desportiva da Estação), Zé Pedro (ex-Celorico da Beira) e Carvalhinho (ex-Caldas da Rainha e que já passou pelo Beira-Mar, da SuperLiga) são alguns dos nomes mais sonantes que o Souropires, campeão distrital da Guarda em 2003/04, contratou para a época de estreia na IIIª Divisão Nacional. Manuel Barbosa, um nome bem conhecido no futebol distrital que foi adjunto do técnico campeão Paulo Batista, foi o homem escolhido para orientar o clube nesta nova “aventura”.

Os trabalhos começaram na última terça-feira com a presença de muitas caras novas, uma vez que a maior parte dos atletas que conquistaram o título de campeões distritais não continuam no clube, adianta António Baraças, presidente da colectividade do concelho de Pinhel. Algumas excepções a esta razia, são os experientes Galhardo e Vítor Camilo que vêm agora chegar vários companheiros com quem já jogaram na IIIª Divisão Nacional, então ao serviço do Mileu-Guarda. Apesar de «ter a noção de que não nos podemos manter muito tempo na IIIª Divisão», devido, a entre outros factores, ao facto de Souropires ser uma «terra muito pequena», Baraças está confiante de que a equipa vai fazer boa figura: «Temos um plantel que nos oferece garantias para, pelo menos, em nossa casa nos batermos de igual para igual com qualquer equipa», sublinha, indicando que «para já» o grupo de trabalho se encontra fechado. Contudo, não descarta a possibilidade de «eventualmente» chegar outro reforço, admite. Nem um pequeno problema burocrático afecta o optimismo do responsável máximo pelo Souropires. Assim, em virtude de Manuel Barbosa não possuir o curso de treinador de segundo nível passado pela Associação Nacional de Treinadores, não pode ser inscrito na Federação Portuguesa de Futebol como técnico da IIIª Divisão Nacional. Desta forma, a direcção do Souropires vai ter que encontrar alguém que possa ser inscrito como treinador, mas na prática vai ser mesmo o antigo adjunto de Batista que vai orientar a equipa. «Tenho outra pessoa para substituir esse lugar e está tudo sobre controlo», garante Baraças.

Em relação a objectivos definidos para a época, que começa a 29 de Agosto com uma deslocação ao terreno do Cesarense, o dirigente prefere não apontar nenhuma meta em específico. «É um patamar diferente do Distrital. Não tenho bem definido o que é a IIIª Divisão, mas vamos ver o que conseguimos fazer», refere. Contudo, não deixa de afirmar que «por norma» quando entra em alguma actividade gosta de «mostrar algum trabalho», daí que uma das ambições é «não andarmos no sobe e desce», sublinha. Outro objectivo é «dar a conhecer e honrarmos a nossa aldeia modesta com esta participação», reforça. Quanto a jogos de preparação ainda só está agendado um, em finais deste mês com uma equipa de Moncorvo, enquanto que a apresentação do plantel deve ocorrer em «meados de Agosto», numa altura em que «os nossos imigrantes» se encontram na aldeia.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply