Arquivo

Brinquedos e brincadeiras

É o mote da primeira Feira de Venda e Troca de Brinquedos, que começa a 2 de Março em Seia

“Brinquedos e Brincadeiras” é como se chama a primeira Feira de Brinquedos, organizada pelo Museu do Brinquedo e pela Câmara de Seia. De 2 a 6 de Março, vai decorrer na Casa Municipal da Cultura um invulgar certame de venda e troca de brinquedos que promete deliciar miúdos e graúdos. Paralelamente, durante a iniciativa estão previstas várias palestras e actividades sobre brinquedos e brincadeiras, assim como animação ou construção de materiais lúdicos.

Regressar à infância e recordar brinquedos que fizeram sonhar as gerações dos nossos avós ou adquirir material didáctico para as festas das crianças são outras das possibilidades. Durante cinco dias pode-se encontrar todo o tipo de brinquedos, «desde peluches, a material didáctico, bijutaria para os mais pequenos, carros, bonecas e até material para festas de crianças», explica Ana Fernandes, responsável pela organização do certame, sublinhando ser esta «mais uma forma de divulgar o brinquedo, proporcionando vários tipos de actividades». A troca de brinquedos decorre a 5 e 6 de Março e conta com a presença de vários coleccionadores vindos de todo o país. Haverá uma permuta ou troca directa de brinquedos, «para quem tiver colecções de carros incompletas ou modelos repetidos», exemplifica. Nos restantes dias vai ser comunicar a brincar. Na próxima quarta-feira, Vitória Triães, educadora, fala sobre “Halimar Hamutuk – Brinquemos Juntos”. À tarde, Mário Cameira Serra, professor da Escola Superior de Educação da Guarda com extenso trabalho publicado sobre o lúdico e os jogos tradicionais, aborda o “Interesse Pedagógico dos Brinquedos Tradicionais nas Escolas do Ensino Básico”. Depois das comunicações, estará em palco um espectáculo de ballet, pelo atelier do Colégio de Línguas.

“Com quase nada: brincar em Cabo Verde”, é o tema da comunicação e do documentário apresentado por Carlos Barroco, no início do segundo dia. À tarde, Natália Pais falará sobre o “Museu do Brinquedo: espaço significativo para além do tempo”, intervenção seguida de uma tertúlia dedicada ao tema “Pais e escola – Que participação?”, organizada pela Escola Evaristo Nogueira. O dia 4 começa com uma intervenção sobre “Brinquedos Populares: Uma Arte de Infância”, do professor João da Silva Amado, prosseguindo à tarde com uma visita ao Museu do Brinquedo e à Ludoteca Municipal. No sábado, para além da troca de brinquedos, realiza-se à tarde um atelier de brinquedos ópticos e ainda a entrega de brinquedos a um representante da Embaixada da Guiné em Portugal, oferecidos por algumas escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do concelho de Seia para serem distribuídos às crianças guineenses. No último dia será a vez das crianças de Moçambique serem presenteadas com brinquedos doados pelos senenses mais pequenos.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply