Arquivo

“Bricolage” solidário na Guarda

Projecto “BricoSolidário” vai arrancar até ao final do ano e pretende facilitar a vida a idosos ou incapacitados que vivam sozinhos

A Câmara da Guarda, em parceria com a Pró-Raia, vai disponibilizar aos idosos do concelho um serviço de pequenas reparações «totalmente» gratuito. Até ao final do ano, a autarquia espera ter a funcionar o “BricoSolidário”, um serviço que poderá ser solicitado por pessoas idosas, deficientes ou incapacitadas, que vivam sozinhas.

«Haverá uma Linha Verde, que será divulgada mais tarde, através da qual os interessados poderão pedir o nosso apoio para compor o cano que rebentou, a lâmpada fundida, mudar fechaduras, ou seja pequenas “bricolages” que necessitem ser feitas», adianta Lurdes Saavedra, presidente da direcção da Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte. O projecto de apoio irá funcionar todos os dias, sendo que serão seleccionados diariamente os casos mais urgentes. «São pequenas coisas que a nós, enquanto pessoas ainda válidas e capazes, não nos assusta, mas que para pessoas limitadas ou com alguma idade geram muita confusão e intranquilidade», acrescenta. O “BricoSolidário” vai abranger todo o concelho da Guarda, sendo que a carrinha de apoio já levará todo o material necessário para as pequenas reparações. «O projecto não terá qualquer custo para quem solicitar o serviço», refere a responsável da Pró-Raia.

Contudo, Lurdes Saavedra admite que há outros serviços que a associação e a autarquia gostariam de prestar aos idosos. «Estamos a pensar numa parceria com um cabeleireiro, pois a imagem numa pessoa de idade também é muito importante e dar-lhes esse tipo de conforto é algo que ambicionamos», salienta. O projecto é uma candidatura da Pró-Raia, que será financiado por fundos comunitários e, para já, o investimento inicial é da ordem dos 30 mil euros para a aquisição de uma carrinha e de material específico. No entanto, será a autarquia guardense a prestar esse serviço, já que irá disponibilizar duas pessoas, que terão formação para fazer todo o tipo de reparações.

Sobre o autor

Leave a Reply