Arquivo

Boss AC “cabeça-de-cartaz” da Expo Estrela

XXª Mostra de Atividades e Feira de Artesanato de Manteigas prolonga-se até à terça-feira de Carnaval

O conhecido rapper Boss AC é o nome em destaque na XXª edição da Expo Estrela – Mostra de Atividades e Feira de Artesanato, que promete animar a vila de Manteigas entre sábado e terça-feira.

O certame destina-se a «dinamizar o tecido económico, cultural e as atividades económicas do concelho», sendo realizado numa «época de forte atração à Serra da Estrela, em que se desenvolvem outras atividades nos concelhos serranos», refere o presidente do município, que considera não haver «concorrência» entre as diferentes iniciativas: «Há quem diga que é um contrassenso realizarem-se atividades em simultâneo, mas em Manteigas pensamos que é a época ideal exatamente porque há uma atividade muito intensa na Serra da Estrela, é a altura em que mais visitantes acorrem à nossa região e queremos tirar partido da presença desse número significativo de pessoas», adianta Esmeraldo Carvalhinho. Este ano participam 61 expositores, em representação de 10 entidades, 11 associações, 15 artesãos, oito produtores regionais da Serra da Estrela, doze comerciantes, três do ramo da indústria e dois bares.

A nível musical, destacam-se as atuações de Leandro (no sábado) e de Boss AC (na segunda-feira), enquanto no domingo o palco será da Escola de Música da Banda Boa União e da Orquestra de Sopros “Música Nova”, além de uma mostra de DJ’s locais. Já na terça-feira de Carnaval realiza-se a tradicional prova de queijo Serra da Estrela e o habitual desfile com a participação das escolas e associações locais. Como habitualmente, nestes quatro dias realiza-se também a Rota Gastronómica do concelho com dez restaurantes que vão servir ementas regionais a preços entre os 10 e 23 euros. Em termos de orçamento, a Expo Estrela custa 75 mil euros, um valor que leva o autarca a afirmar que «somos modestos naquilo que gastamos», garantindo que «temos vindo a reduzir, mas não é possível cortar mais».

Os funcionários da autarquia vão ter tolerância de ponto no dia de Carnaval, até porque Esmeraldo Carvalhinho acredita que não haverá «atrasos significativos» nos processos que estão a ser desenvolvidos na Câmara e que «se for preciso» os trabalhadores «recuperam posteriormente». De resto, o edil sustenta que o fim da tolerância de ponto a nível nacional afeta «significativamente a vinda de turistas à Serra da Estrela», o que «poderá ser uma machadada na economia» da região.

Concelho vai ter Gabinete de Inserção Profissional

Durante a conferência de imprensa da Expo Estrela, Esmeraldo Carvalhinho sublinhou que, ao contrário da tendência da generalidade do país, «surpreendentemente, estamos a conseguir fixar postos de trabalho na antiga Sotave» e que começam «a despontar novas possibilidades de criação de emprego» no concelho. O autarca anunciou ainda que Manteigas vai ter um Gabinete de Inserção Profissional, que chega num «momento importante», até porque «qualquer município» com este tipo de estrutura «tem mais possibilidade de captar informação para distribuir pelos jovens e habilitá-los na inserção do mercado de trabalho».

Ricardo Cordeiro Certame vai contar com 61 expositores, em representação de vários sectores

Boss AC “cabeça-de-cartaz” da Expo Estrela

Sobre o autor

Leave a Reply