Arquivo

Boa saúde

Menos que Zero

De acordo com um estudo realizado pela Escola Superior de Saúde Pública para a revista Sábado, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) é o quarto melhor hospital do país. Os três primeiros lugares deste ranking são ocupados pelas unidades hospitalares de S. João (Porto), Universitários de Coimbra e de S. Maria (Lisboa).

Confesso que o resultado não me espanta. Nos últimos meses desloco-me ao hospital da Covilhã com alguma frequência e fico sempre com a sensação de estar num local bem organizado e com profissionais qualificados. Aliás, escrevi-o neste espaço faz agora um ano, embora correndo o risco de estar a generalizar uma avaliação baseada apenas numa experiência pessoal. Os resultados do estudo publicado na revista Sábado confirmam agora a minha impressão inicial.

O enorme salto qualitativo registado nos cuidados de saúde prestados à população da nossa região deve-se, fundamentalmente, a três factores. Em primeiro lugar, a mudança do velhinho hospital distrital da Covilhã para o novo Hospital Pêro da Covilhã melhorou enormemente as condições de trabalho dos profissionais. Em segundo, a abertura da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI atraiu para a região médicos especialistas em áreas até aí inexistentes. Por fim, o crescimento das Escolas Superiores de Saúde da Guarda e Castelo Branco teve o mesmo efeito da faculdade, mas ao nível da enfermagem e das tecnologias da saúde.

Os mais cépticos duvidam do 4º lugar ocupado pelo nosso hospital, chamando a atenção para algumas falhas. Pode ser verdade, mas não devemos esquecer que numa organização com a dimensão do CHCB existem sempre sectores que funcionam menos bem.

O que verdadeiramente interessa é que este trabalho de investigação foi desenvolvido usando uma metodologia aplicada com sucesso noutros países. De acordo com a informação disponível na página da Escola Superior de Saúde Pública, o estudo seguiu a chamada trilogia Donabedian, em que são analisados a estrutura, os processos e os resultados da unidade hospitalar. A “estrutura pode ser definida pelas características da oferta (organizações de saúde), o processo por aquilo que é feito ao doente e os resultados pela forma como o doente responde aos cuidados que lhe são prestados”, explica o referido documento.

Ao colocar o Centro Hospitalar da Cova da Beira em 4º lugar entre os 81 hospitais avaliados, o estudo destaca o trabalho desenvolvido pelos profissionais desta unidade e deixa mais descansada uma população que, caso existissem dúvidas, confirma agora estar em boas mãos.

Resta esperar que o ministério da Saúde reconheça o trabalho desenvolvido neste hospital do interior, premiando o esforço com mais apoios.

Por: João Canavilhas

Sobre o autor

Leave a Reply