Arquivo

Boa preparação académica é fundamental

Uma sólida formação académica “é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional”, considera Margarida Filipe, Enfermeira Diretora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Margarida Filipe fez a sua formação de base, enquanto enfermeira, na Escola de Enfermagem da Guarda, atualmente Escola Superior de Saúde, integrada no Politécnico da Guarda.

“Fui aluna do segundo curso geral de Enfermagem ente 1981- 1984, ou seja no início das funções da escola para cursos gerais, dado que até então apenas tinha ministrado cursos para auxiliares de enfermagem e que tinham encerrado há alguns anos”. Recordou ao nosso jornal.

Margarida Filipe considera que tendo em conta as dificuldades que “uma instituição de ensino detém no início da sua atividade, com quadros de professores reduzidos e novos currículos pedagógicos para implementar, a Escola da Guarda sempre foi pioneira na visão de desenvolvimento que a profissão de enfermagem deveria ter no seio do ensino superior”.

Na sua opinião, o curso preparou os seus estudantes “para se posicionarem e enfrentarem os desafios que as exigências futuras se lhe colocariam no que respeita à sua própria carreira profissional, assim como para uma cidadania mais participativa e lutadora para a integração da enfermagem no ensino superior e da importância da criação de estruturas associativas que garantissem o controlo e a regulação da profissão”.

Como nos afirmou, a grande maioria dos alunos da Escola cresceu com a convicção que era através de uma formação contínua e de qualidade que se tornariam “profissionais mais capazes de responder às exigências que a sociedade e o Sistema de Saúde impunham”.

Esclarecendo que não pode atribuir exclusivamente à Escola o resultado do seu percurso profissional reconhece, contudo, que “ela foi muito importante para a conceção” sobre a profissão e a “necessidade de uma formação contínua”.

O seu percurso profissional, iniciado em Janeiro de 1985 no Centro de Saúde do Sabugal, integra, entre outras funções, a passagem pelo Conselho de Administração da Administração Regional do Norte como vogal executiva.

“Fui a primeira enfermeira no país a fazer parte do conselho de administração desta instituição”. Afirmou-nos Margarida Filipe, que, entre 2004 e 2008 foi presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos enfermeiros.

Tendo, ao longo dos anos, ampliado a sua formação académica, esta ex-aluna da ESE (atual Escola Superior de Saúde) está a concluir o seu doutoramento em enfermagem, na Universidade Católica.

Sobre o autor

Leave a Reply