Arquivo

BMEL evoca poeta Alexandre O’Neill

Literatura

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, evoca nos meses de julho e agosto a vida e a obra do poeta Alexandre O’Neill (1924-1986).

O ciclo inclui duas exposições, uma mostra bibliográfica, uma conferência e a exibição de um documentário. As atividades dedicadas a O’Neill começam hoje com a abertura ao público das mostras dedicadas ao autor, que ficarão patentes ao público até 31 de agosto. A 14 de julho será realizada a conferência “A tristeza contentinha de Alexandre O’Neill”, por Maria Antónia Oliveira, que falará do autor e da sua obra e das «diferentes formas» de descobrir um escritor. A programação inclui a exibição do documentário “Tomai lá do O’Neil”, de Fernando Lopes, no dia 31 de julho. Nascido em Lisboa, Alexandre O’Neill foi escriturário até 1952, tendo começado a escrever prosa e poesia para vários jornais em 1957. Dois anos depois iniciou-se como redator de publicidade. Foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa, sendo considerado um importante poeta desta corrente em Portugal.

Mas há mais atividades na BMEL. No sábado (18 horas) será apresentado o livro “O menino que sonhava com uma casa de chocolate”, de Susana Campos, e no dia 12 a obra “Vá para fora cá dentro!”, que reúne os trabalhos poéticos criados na oficina de escrita e leitura em voz alta, dinamizada pela biblioteca no Estabelecimento Prisional da Guarda, sob orientação de Américo Rodrigues. Cinco dias depois será lançado o livro de poesia “Desencantos e (alguns) gritos”, de Carlos D’Abreu. Já no dia 28 será a vez de Luís Coelho apresentar “Psicopaita – Tudo o que as crianças fazem que dá vontade de as esganar”.

E em tempo de férias os mais novos podem participar na atividade “Acampar com histórias” (amanhã), ou na oficina “Bichezas e estranhezas: gravura para crianças”, orientada por Sofia Morais no dia 22. Também a biblioteca itinerante vai rumar à praia fluvial de Valhelhas, de 24 a 28 de julho, e proporcionar momentos de leitura para todos.

Sobre o autor

Leave a Reply