Arquivo

Bloco de Esquerda organiza debate sobre o interior

Guarda

“Não desistimos de viver aqui” é o tema do Encontro do Interior 2015, que o Bloco de Esquerda (BE) vai realizar no dia 18 na Guarda.

O anúncio foi feito na passada segunda-feira pelo dirigente distrital Marco Loureiro e pelo dirigente nacional Pedro Soares, numa conferência de imprensa em que ambos criticaram a falta de investimento no interior. Marco Loureiro considera que esta região «está quase a desaparecer» e por isso serão vários os concelhos que vão participar neste encontro. «Não pedimos mais do que esta região merece», afirma o também deputado municipal da Guarda, segundo o qual, apesar do partido não eleger deputados à Assembleia da República pelo distrito da Guarda, o BE afirma-se como um «motor de protesto» com o objetivo de «dar um rumo a esta região», pois os bloquistas acreditam que «o interior tem futuro».

Marco Loureiro acusa o Governo de pouco fazer pelo interior e de não aproveitar as suas potencialidades, criando regras «que levam ao vazio demográfico». Da mesma opinião partilha Pedro Soares, que, com este encontro, espera trazer para a agenda política «as regras da chamada interioridade». Na sua opinião, «grande parte do país atravessa um momento de depressão e precisa de medidas políticas urgentes», afirmou, considerando que a ausência de investimento público nestas regiões do interior acaba por «arrasar com o investimento privado, e esta é uma questão política». O dirigente nacional do BE disse ainda que as Comunidade Intermunicipais «não são uma alternativa à reorganização do território».

Este encontro «vai passar as fronteiras da militância bloquista», garantiu Marco Loureiro, adiantando que são esperados mais de uma centena de participantes e oradores de várias áreas, entre eles Jorge Mendes (ex-presidente do IPG), Luís Figueiredo (docente da ESTG do IPG) e Catarina Martina, porta-voz nacional do BE. A sessão de debate sobre o interior vai decorrer no auditório do Paço da Cultura da Guarda e será aberta a toda a comunidade.

Pedro Soares e Marco Loureiro criticam falta de investimento no interior

Sobre o autor

Leave a Reply