Arquivo

Bens de Ricardo Salgado vão servir de garantia para pagar aos lesados do BES

A solução para os lesados do papel comercial do GES vai passar pela criação de “fundo de indemnização”, noticia o site do “Diário Económico”.

Este veículo será financiado pelo Fundo de Resolução e por empréstimos do Fundo de Garantia de Depósitos que terão como garantia uma parte dos bens arrestados a Ricardo Salgado e ex-administradores do BES. Este “fundo de indemnização” irá indemnizar os mais de dois mil clientes lesados do BES que investiram 432 milhões de euros em papel comercial de empresas do antigo Grupo Espírito Santo (GES).

Segundo o “Económico”, o veículo contará com valores na ordem dos 250 milhões de euros e será financiado por duas vias: por um lado, através de um empréstimo do Fundo de Garantia de Depósitos; e por outro através uma compensação através do Fundo de Resolução, na ordem dos cem milhões de euros, que será paga ao longo de cinco a dez anos.

Este modelo de financiamento conta com um conjunto de garantias, entre as quais uma percentagem dos bens arrestados a Ricardo Salgado e à família Espírito Santo e que se encontram à guarda dos tribunais, no valor de 1,8 mil milhões de euros.

Esta solução, que não implicará «qualquer despesa direta para o erário público», adianta o Económico, está concluída, faltando apenas a “luz verde” do Ministério das Finanças.

Sobre o autor

Leave a Reply