Rui Pinto e Catarina Ribeiro, ambos do Benfica, são os novos campeões nacionais de corta-mato curto, cujas provas tiveram lugar no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, no passado sábado.
Nas senhoras, a benfiquista correu os 4.000 metros em 13m04s, deixando a sportinguista Anália Rosa na segunda posição a 9 segundos e Mónica Silva, também do Benfica, na terceira a 18 segundos. Patrícia Caldas, da ACRD Senhora do Desterro, foi a melhor atleta da região ao terminar na 21ª posição, com o tempo de 14m33s. De resto, o clube de São Romão (Seia) colocou três atletas nas vinte primeiras classificadas, o que lhe garantiu o quinto lugar por equipas. Em masculinos, a luta pela vitória final foi renhida com Rui Pinto a cortar a meta com menos três segundos que o colega do Benfica Rui Pedro Silva. A marca do vencedor foi de 11m11s, enquanto Rui Teixeira (Maia Atlético) conquistou o terceiro lugar do pódio em 11m20s. Luís Miguel Mendes (Sra. Desterro) foi 14º e o melhor representante da região com o tempo de 11m44s. Coletivamente, a Sra. Desterro foi quarta e o CA Seia quinto.
Nos sub-23, Samuel Barata, atleta do Benfica natural da Bouça (Covilhã), foi vice-campeão atrás do colega de equipa Miguel Borges e Luís Martins (CA Seia) o melhor atleta da região ao terminar na 9º posição. Neste escalão referência ainda para o representante do histórico clube da Guarda, o CDCS do Pinheiro. Edinho Spencer terminou na 30ª e última posição da corrida. Na prova feminina, ganha pela benfiquista Diana Almeida, Patrícia Caldas (Sra. Desterro) classificou-se no quarto lugar da categoria. Nos veteranos o destaque vai para o segundo lugar de João Marques (Sra. Desterro) entre os atletas com mais de 60 anos. A Guarda acolheu ainda os nacionais universitários e do desporto escolar.