Arquivo

beira.pt já está disponível

ADSI pretende que os municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão se venham a tornar seus associados

A nova realidade geográfica motivada pelo surgimento da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela foi uma das razões que levou a ADSI – Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento a apostar no lançamento do seu novo portal, o beira.pt. Apresentado no passado sábado no decorrer da FIT – Feira Ibérica de Turismo, que decorreu na Guarda, o novo site foi construído utilizando uma nova tecnologia que permite a integração com múltiplas plataformas e a partilha de conteúdos entre várias estruturas.

O presidente da ADSI frisa que «tendo sido criada uma nova região não faz sentido que o portal guarda.pt continuasse a ter essa denominação», não numa perspetiva de «menosprezar a Guarda», mas antes de «dar este sinal de união, de alargamento e de novos tempos». Neste sentido, Constantino Rei realça ser «mais adequado alterar a denominação do portal para beira.pt que, no fundo, é mais próximo da região que abarca, do que ficar por guarda.pt». O também presidente do Instituto Politécnico da Guarda espera agora que a nova denominação possa ser «acompanhada da adesão e da utilização do portal e das funcionalidades que ele tem por parte dos municípios que até agora não integravam este projeto». Assim, o professor realça que a Agência vai «trabalhar no sentido de os municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão adiram a este instrumento que é fundamental para a divulgação da região e se tornem associados da ADSI».

Constantino Rei explicou a O INTERIOR que «qualquer pesquisa que seja feita na internet através do guarda.pt irá ser redirecionada para o novo portal». O responsável sublinhou que a ADSI quer «reforçar o estatuto» de «portal mais visitado da região»: «O que não faz sentido é perdermos aquele que é neste momento o portal mais importante e mais visitado da região. Temos um instrumento já consolidado, que as pessoas já conhecem e quando precisam de informação sabem onde ir», frisou o docente. Constantino Rei considera que «temos é que potenciar este instrumento e colocá-lo ao serviço da região porque a ADSI e o portal só existem para servir a região e enquanto os principais atores da região, nomeadamente os municípios e instituições, como o IPG e o Nerga, tiverem interesse que ele continue». De resto, o professor defende que «haverá falta de visão se não reconhecermos a importância deste portal para a divulgação da região».

Dispondo de um design moderno, o beira.pt incorpora conteúdos adaptados a todos os dispositivos móveis, controlo avançado de acesso a determinados conteúdos, interface de download e upload de documentos digitais. O beira.pt vai ainda agregar todos os subdomínios do guarda.pt como o executivo, o agro-florestal e o turismo.

Ricardo Cordeiro Para Constantino Rei, à esquerda, o novo portal pretende «dar um sinal de união e de alargamento»

Sobre o autor

Leave a Reply