Arquivo

Beira Interior Norte e Salamanca criam agrupamento territorial

Para candidatar projectos ao novo Programa de Cooperação Transfronteiriça até 2013

Nove municípios da Beira Interior Norte e a Diputación de Salamanca assinaram, na segunda-feira, naquela cidade espanhola, uma declaração para a criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.

Isabel Jiménez, da Diputación de Salamanca e que liderará o grupo durante o próximo ano, explicou que o objectivo é «apostar no futuro desta zona transfronteiriça» apesar da «perda de financiamento» europeu. É crucial, referiu, «trabalhar juntos, sem projectos individuais e de forma generosa para conseguir iniciativas que tragam resultados óptimos para o desenvolvimento socioeconómico» de ambos os lados da fronteira. Para Júlio Sarmento, presidente da Câmara de Trancoso, este novo agrupamento trás «uma nova dimensão ao futuro do trabalho» que será desenvolvido na zona, podendo aceder directamente a fundos e programas europeus.

Há três projectos na calha para candidatar ao novo Programa de Cooperação Transfronteiriça 2007-2013. Um deles consiste na criação do Observatório Transfronteiriço do Desenvolvimento Territorial, que envolve as administrações públicas, diversas instituições e entidades universitárias e empresariais dos dois lados da fronteira. Outro diz respeito ao estabelecimento de uma rede que consolide os sistemas transfronteiriços de prevenção de riscos naturais, garantindo uma resposta coordenada. Além de Salamanca e Trancoso, participaram no encontro autarcas de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, e Sabugal. Mas também os coordenadores do Centro de Desenvolvimento Regional Centro, da Associação de Municípios de Cova da Beira e do Serviço Nacional de Protecção Civil.

Sobre o autor

Leave a Reply