Arquivo

Beira Interior aposta na internacionalização

A Beira Interior recebeu na última semana uma comitiva com cerca de 40 Prescritores internacionais (jornalistas especializados em vinhos e Importadores). Esta iniciativa foi feita em co-organização com o NERGA o NERCAB e a CVR da Beira Interior.

Foi uma jornada francamente positiva para a nossa região, que deu uma imagem positiva da Beira Interior, e mostrou a qualidade dos seus vinhos, que já é uma evidência, mas que sofre da falta de notoriedade. O feedback recebido foi bastante positivo, destacando a qualidade dos vinhos e a relação qualidade/preço muito competitiva dos vinhos da Beira Interior. Os vinhos brancos feitos das castas brancas – Síria, Arinto e Fonte Cal e das castas tintas Touriga Nacional Tinta Roriz a par de algumas castas autóctones como o Rufete, foram uma agradável surpresa para os prescritores, que destacaram a exuberância aromática destes vinhos a par de uma frescura ímpar.

No jantar de encerramento deste encontro, foram entregues os prémios do 4º Concurso de vinhos da Beira Interior, com 9 Menções honrosas atribuídas, 14 Medalhas de Prata e cinco Medalhas de Ouro. O destaque final foi para o vinho Quinta dos Termos Escolha DOC Beira Interior 2008 que foi o grande vencedor da edição deste ano.

Desta grande iniciativa, esperamos naturalmente que por parte dos produtores de vinhos da Beira Interior haja o devido retorno, traduzido no aumento das exportações da região que neste momento são de 22% mas que queremos aumentar esta percentagem.

Foi também a prova cabal de que se pode (e deve) trabalhar em conjunto e a junção destas três entidades (NERGA, NERCAB e CVRBI) de âmbito regional é um exemplo paradigmático disso.

Rodolfo Queirós, rodolfo@cvrbi.pt

Beira Interior aposta na internacionalização

Sobre o autor

Leave a Reply