Arquivo

Batalha de São Marcos recriada no feriado municipal

Trancoso

O município de Trancoso comemora na segunda-feira o feriado municipal com várias atividades, entre elas a recriação histórica da Batalha de São Marcos, travada entre portugueses e castelhanos a 29 de maio de 1385.

A evocação da histórica Batalha de Trancoso – que, diz a lenda, deixou os castelhanos a pão e laranjas – começa amanhã com uma visita dos alunos do Agrupamento de Escolas ao campo militar de São Marcos, classificado monumento nacional. No domingo, o centro histórico e o castelo serão palco dos prenúncios da batalha, bem como da reconstituição da receção aos alcaides de Linhares e Trancoso que se uniram para derrotar os castelhanos. Na segunda-feira, data oficial do feriado municipal, há uma sessão solene (10h30) nos Paços do Concelho, que contempla a homenagem pública aos funcionários aposentados da edilidade.

As comemorações prosseguem depois com a visita da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, às instalações do Tribunal Judicial de Trancoso, cuja requalificação está em curso. Pelas 15 horas dar-se-á o habitual cortejo cívico em direção ao planalto de São Marcos, local da batalha e, 632 anos depois, da recriação histórica (15h30), seguida de uma homenagem aos combatentes. Hora e meia depois terá lugar uma sessão evocativa da batalha, com a presença da secretária de Estado e do Exército. A cerimónia terminará com a habitual distribuição de pão e laranjas aos mais pequenos, seguindo-se um arraial popular.

«Pretendemos que Trancoso reviva por estes dias os tempos da batalha. Evocamos a coragem e o espírito de sacrifício dos nossos antepassados, que a 29 de maio de 1385 lutaram pela independência de Portugal», sublinha Amílcar Salvador. Segundo o presidente da Câmara, a intenção do município é «celebrar este feriado com a dignidade que ele merece, por forma a que cada vez mais gente visite o campo militar onde sucedeu a Batalha de Trancoso».

Sobre o autor

Leave a Reply