Arquivo

Banco Alimentar recolhe alimentos no fim-de-semana

Campanha chega pela primeira vez a Pinhel e prossegue nas superfícies comerciais de nove vilas e cidades da região

Decorre este fim-de-semana mais uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB).

A ação realiza-se em diferentes superfícies comerciais de Belmonte, Covilhã, Tortosendo, Fundão, Guarda, Seia, Gouveia, São Romão, Sabugal e pela primeira vez em Pinhel. Trata-se da 19ª iniciativa levada a cabo na região desde maio de 2002, tendo sido recolhidas cerca de 550 toneladas de alimentos posteriormente distribuídos pela população carenciada da região através de 40 instituições de solidariedade social, que apoiam cerca de 4.000 pessoas, das quais 840 são crianças. O BACB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, baseada exclusivamente no trabalho de voluntários. «Serve para lutar contra o desperdício de alimentos, aproveitar os excedentes de produção e as ofertas de particulares e empresas, fazendo chegar os produtos às pessoas mais carenciadas», refere a organização.

«Os alimentos distribuídos pelo BACB fazem a diferença para um elevado número de famílias, especialmente com o crescente nível de desemprego que se vive na região. Para continuar a ajudar, precisamos de recolher a maior quantidade de alimentos possível», apela, solicitando a doação de alimentos não perecíveis, especialmente leite, óleo e azeite, enlatados, feijão, grão, açúcar e farinha. Habitualmente, o BACB conta com cerca de 20 voluntários permanentes, mas nesta campanha de Primavera vão estar envolvidas cerca de 400 pessoas nos hipermercados, no armazém, no transporte e na organização. Contudo, quem quiser ser voluntário pode contactar pgp@ubi.pt.

Sobre o autor

Leave a Reply