Arquivo

Baltasar Lopes junta milhares e pede vitória

Candidato independente à Câmara da Guarda faz da criação de emprego uma das suas principais “bandeiras”

A candidatura independente “Juntos pela Guarda”, liderada por Baltasar Lopes, apresentou na semana passada os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho e faz da criação de emprego a sua grande prioridade. A festa de apresentação decorreu na noite de quarta-feira no semi-coberto do Parque Urbano do Rio Diz, incluiu um espetáculo musical e, de acordo com fonte da candidatura, reuniu mais de três mil pessoas.

A lista liderada pelo ainda presidente da Junta de Aldeia Viçosa tem Gilberto Cordeiro como número dois e Lurdes Martinho no terceiro lugar, enquanto Miguel Moreira é o quarto. Abel Ribeiro é o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal e Adelino Guerra o candidato à freguesia urbana da Guarda. O cabeça-de-lista ao município mostrou-se «emocionado» por ver o parque urbano «praticamente cheio» e desafiou os outros candidatos a fazerem o mesmo, sublinhando que aquele era «o primeiro passo que nos levará à libertação da Guarda do marasmo em que tem vivido». Baltasar Lopes afirmou que o lema da sua candidatura é o emprego, até porque, «diariamente, vemos estabelecimentos e empresas a encerrar» no concelho, sendo os «níveis de desemprego preocupantes, com um tecido industrial diminuto e sem perspetivas de melhoria», declarou.

De resto, o candidato realçou que não pode fazer «realisticamente promessas de criação de postos de trabalho», mas pode «prometer lutar pela criação de mecanismos potenciadores da criação de emprego e por políticas de incentivo ao turismo». Considerou também que a indústria é «o principal dos três vetores de crescimento e de criação de emprego no concelho» que, em seu entender, «não tem sabido aproveitar o seu potencial industrial, com duas importantes vias de acesso», nem «tem sabido dar bom uso» aos espaços industriais que possui. Nesse sentido, Baltasar Lopes propôs a criação de um «plano de desenvolvimento da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial» que incluirá «a criação de infraestruturas de base logística e de serviços de apoio às empresas». Sugeriu igualmente a implementação de um «plano de preços para aquisição ou arrendamento de espaços industriais, permitindo a aquisição/arrendamento a custos diminutos» às empresas que ali se instalem com criação «líquida de postos de trabalho».

Outra intenção passa pela criação de emprego nos setores do comércio e dos serviços através de uma «forte aposta no turismo». O independente quer também fomentar o empreendedorismo e a criação «do próprio emprego», sustentando que o município pode «criar processos facilitadores da criação de empresas, seja pela simplificação dos processos de licenciamento municipal, concessão de autorizações, seja reduzindo ou eliminando taxas municipais em projetos geradores de novos empregos». No final, empolgado com a presença de tanta gente, Baltazar Lopes deixou uma certeza: «Juntos pela Guarda vamos ganhar no dia 29 de setembro».

Veja mais em ointerior.tv

Ricardo Cordeiro Foi de mota que o candidato subiu ao palco para discursar

Comentários dos nossos leitores
jose agostinho joseagostinho@hotmail.com
Comentário:
Não fizeste nada em Aldeia Viçosa, o que vais fazer agora?
 

Sobre o autor

Leave a Reply