Arquivo

“Bairro da Caixa” apresentado na BMEL

“Bairro da Caixa” é o título do novo livro de Carlos Adaixo que foi lançado no sábado, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda.

Nesta obra, apresentada por Maria Afonso, o autor evoca as atribulações de uma geração que cresceu e viveu num dos bairros sociais mais carismáticos da Guarda, revisitando o início da década de 70 do século passado através de diferentes personagens, inspiradas na «rapaziada» de então. «A juventude vivida na rua, numa vivência de bairro, muitas vezes aos encontrões, outras vezes em gestos solidários e cúmplices de vizinhança, parece ter servido de algo, uma espécie de livro vivo de psicologia senso comum que ajudou esta gente a crescer, uns bem, outros mais ou menos», escreve Carlos Adaixo na abertura do primeiro capítulo. Questionado se este é um livro de recordações, o autor admite que, «apesar da ficção, há muitos episódios que têm muito a ver com a minha memória pessoal».

Carlos Adaixo explicou ainda que esta viagem ao “Bairro da Caixa” acaba por ser uma forma de fazer «memória de uma parte da cidade», que outrora foi um bairro emblemático, com «centenas de jovens, mas que agora se encontra apagado, com uma vida esmorecida». O autor confessou a O INTERIOR que quando escreve uma história é porque «tenho necessidade de a escrever e, como tal, assumo um bocado de egoísmo da minha parte porque não me preocupo com o impacto que ela possa ou não ter junto dos leitores». “Bairro da Caixa” é o seu terceiro romance dedicado à Guarda, cidade onde nasceu em 1962, tendo editado “Café no Centro da Cidade” (2013) e “O inverno no teu olhar” (2015). Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Carlos Adaixo é professor de Filosofia e Psicologia no Agrupamento de Escolas de Pinhel. É ainda artista plástico e colaborou na imprensa regional.

Sobre o autor

Leave a Reply