O britânico Badly Drawn Boy (dia 10) e o francês Joakim & His Ectoplasmic Band (dia 4) são dois dos artistas que se apresentam ao vivo no Fundão, em dois concertos integrados na programação musical do Imago – Festival Internacional de Cinema Jovem.
O evento realiza-se de 4 a 12 de Outubro e contará também com as presenças de Darren Hayman & Jack Hayter Play Hefner, uma performance ao vivo de Tiago Gomes e Tó Trips (Dead Combo) e Mainslide com p.ma no dia 11.
Os DJ sets ficarão a cargo de Tigersushi Bass System (dia 4), Finders Keepers Around the World, com Andy Votel e Dom Thomas, El Prat del Llobregat, RUC DJs e Girls Against Hits (10). Serão também exibidos vários documentários sobre música, entre os quais “Joe Strummer: The Future Is Unwritten”, de Julien Temple; “Monterey Pop”, de D. A. Pennebaker; ou “The National – A Skin, A Night”, de Vincent Moon. São poucos os documentários sobre música feitos em Portugal. A explosão de filmes documentais centrados na indústria musical – sejam sobre bandas, artistas a solo, movimentos ou editoras, sobre determinados períodos na história da música, sobre festivais ou simples concertos – ainda não aconteceu. E é acerca disto que o IMAGO quer reflectir em 2008.
Também este ano há um programa dedicado à obra do mestre Jean-Luc Godard focada essencialmente no Maio de 68.
Na competição oficial internacional há 30 curtas-metragens a concurso, oriundas de 70 países. Em disputa estão o Grande Prémio Cidade do Fundão, o do Júri Heineken, o Páginas Amarelas Jovem Realizador Europeu e o galardão para Melhor Filme Não-Ficção. Há ainda a Competição Under 25, para a qual foram seleccionadas 21 curtas, escolhidas entre 449 que disputam o prémio internacional Canon e o Prémio Nacional Caixa Geral de Depósitos. Os realizadores Julien Temple e Vicent Moon são dois dos jurados desta edição. À semelhança de anos anteriores, serão ainda apresentados os melhores videoclips nacionais de 2008 nas sessões de “Muvies.pt”.
Rosa Ramos