O Autocross Internacional de Foz Côa, agendado para este fim-de-semana, tem 60 pilotos inscritos, sendo 55 deles estrangeiros. Nesta prova, pontuável para o Campeonato da Europa de Autocross, vão estar representados 15 países.
Segundo a organização, a cargo do Foz Côa Automóvel Clube, «estão reunidos todos os ingredientes para mais uma jornada de alto nível, como nos têm vindo a habituar as provas europeias antes organizadas». A jornada será constituída por mais de 30 corridas, só considerando mangas de qualificação e finais. Simultaneamente, decorrerá uma prova de suporte, destinada aos kartcrosses e pontuável para o Campeonato de Portugal de Crosscar, na qual estão inscritos mais 14 concorrentes. Na Divisão 1 há 17 inscritos, três dos quais portugueses. Um número que promete muita emoção, logo desde o início dos treinos oficiais, agendados para a tarde de sábado. Na Divisão 3, a rainha do autocross, destinada aos Fórmulas TT’s, com motores que podem ter até 4 litros e meio de cilindrada, há 23 concorrentes.
A grande novidade prende-se com o número de pilotos holandeses inscritos, pois este ano conseguiram bater, em quantidade, a “armada” checa, a mais numerosa em edições anteriores. Estarão presentes oito dos 10 primeiros classificados do campeonato da época passada. Também fortíssima está a Divisão 3 A. Há duas dezenas de inscritos, nomeadamente o campeão em título, Ladislav Hanak, e o segundo classificado, Ondrj Musil. A prova inicial do Europeu neste escalão conta também com a presença de dois portugueses. O sábado está reservado para treinos livres e oficiais, bem como para a primeira manga de qualificação. A competição “a sério” tem lugar no domingo. Os bilhetes custam cinco euros no primeiro dia e 10 euros no segundo.