Arquivo

Autarcas Sociais Democratas querem água gerida por entidades regionais

Associação representativa dos eleitos locais do PSD reitera que os municípios não são os responsáveis pela dívida das Águas de Portugal

Os Autarcas Sociais Democratas defendem a entrega da gestão das águas a entidades regionais e reiteram que os municípios não são os responsáveis pela dívida das Águas de Portugal (AdP).

Em comunicado, os Autarcas Sociais Democratas «lamentam» a campanha lançada pelas grupo AdP para «culpabilizar» os municípios pela sua dívida e reiteram que estes «não são responsáveis» pela situação da empresa.

«Não são os supostos 380 milhões de euros de dívida dos municípios à AdP que provocaram o desequilíbrio dos vários sistemas de um grupo que apresenta hoje uma dívida superior a quatro mil milhões de euros», afirma a associação.

Segundo os governantes locais, o principal problema prende-se com os pressupostos em que foram criados os sistemas multimunicipais de gestão da água que, ao serem «desfasados da realidade», tornam os sistemas «financeiramente insustentáveis». Os Autarcas Sociais Democratas defendem mesmo que estes sistemas «não têm futuro», já que se baseiam «no aumento das tarifas, não tendo em conta as realidades sociais em cada um dos territórios» e defendem que a gestão das águas deveria ser entregue a »entidades gestoras regionais».

Sobre o autor

Leave a Reply