Arquivo

Áurea, a cantora com alma

A intérprete de “Busy (For Me)” e voz revelação de 2010 apresenta o seu álbum de estreia no TMG

É o nome de quem se fala e a voz “soul music” do momento em Portugal. Áurea está no TMG, no sábado à noite, para apresentar o seu álbum de estreia.

A cantora, de 23 anos, subiu à ribalta da noite para o dia graças ao seu registo poderoso e cativante com influências que vão de Aretha Franklin a Joss Stone, passando por John Mayer, Amy Winehouse, James Morrison e Zero 7. O single “Busy (for me)”, do seu disco de estreia intitulado “Áurea”, é um dos mais tocados nas rádios e até destronou os Pearl Jam no top nacional de vendas. Em 2010, a cantora foi ainda considerada voz revelação e ganhou um Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. Já este ano o seu primeiro álbum atingiu a marca de Disco de Ouro, por vendas superiores a dez mil exemplares. Nada mau para quem tropeçou literalmente numa carreira de cantora quanto estudava teatro na Universidade de Évora. Natural de Santiago do Cacém (Alentejo), Áurea não tem formação musical e apenas atuava em bares quando foi descoberta por Rui Ribeiro, músico e compositor da produtora Blim Records.

A sua vida tomou então outro rumo, pois esta voz forte e envolvente, comparável à da inglesa Duffy, chegou rapidamente àquela produtora discográfica que lhe propôs gravar uma maqueta. “Okay Alright” foi o primeiro single desse registo a ser divulgado, tendo conquistado grande notoriedade pública ao integrar a banda sonora da famosa série televisiva “Morangos com Açúcar”. Pouco depois, em 2008, Áurea foi convidada para um dueto com Vintém (ex-D’ZRT) no tema “É só conversa”, incluído no primeiro disco a solo do cantor. Em dezembro desse ano, a cantora participa no concerto “Morangos Live” no Pavilhão Atlântico, onde cantou ao vivo o single “Okay Alright” e os temas “No One” (dueto com Vintém) e “Valerie” (dueto com Cifrão). Nessa altura, já trabalhava no seu álbum de estreia, que foi lançado em setembro de 2010, sendo “Busy (For Me)” – um original de Rui Ribeiro – a canção mais emblemática deste trabalho.

A voz “soul” de Áurea está na base do seu sucesso

Áurea, a cantora com alma

Sobre o autor

Leave a Reply