Arquivo

Audiofiili #11

Opinião – Ovo de Colombo

Courtney Barnett é um nome para reter. A cantautora punk australiana é uma das estrelas de 2015 com o seu álbum de estreia “Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit”, lançado em março pela Milk! Records.

A Courtney não é nova nestas coisas. O ano passado já atuou no Primavera Sound e conta com 3 EP’s lançados em 2012 e 2013. Mas foi quando se pode ouvir “Pedestrian At Best”, primeiro single do álbum, que nos apercebemos de que algo nos estava a falhar nestes primeiros trabalhos de Courtney. “Pedestrian At Best” é um dos hinos punk de 2015 juntamente com tantos outros vindo de um dos álbuns mais frescos que o mundo da música precisava. De facto, a música moderna já não tinha um nome como Courtney há algum tempo. “Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit” é todo ele recomendável, na sua íntegra. Ainda assim os vencedores de músicas a serem ouvidas são claramente “Pedestrian At Best”, “Slow Poppies”, “Depreston” – conhecido como sendo o segundo single, “Nobody Really Cares If You Don’t Go To The Party” e “Kim’s Caravan”. Portanto parem tudo o que estão a fazer e vão ouvir este fantástico álbum.

Outro fantástico álbum que devem ouvir é o terceiro registo de Kendrick Lamar (na foto), “To Pimp A Butterfly”. Este lançamento de Lamar funciona na sua carreira como forma de afirmação como um dos rappers (se não o rapper) mais inteligente da música moderna, suplantando nomes como Kanye West, Frank Ocean ou El-P. Todo o “To Pimp A Butterfly” é um grande poema dividido em faixas, sendo que muitas delas contam com colaborações como o enorme Flying Lotus, Thundercat, Dr. Dre ou Pharrel Williams. Curiosamente, Flying Lotus – que já apareceu aqui no Audiofiili, ofereceu grande parte do seu conteúdo para o próximo álbum de Captain Murphy, o alter-ego rapper de Flying Lotus. Algumas dessas influências podem ser ouvidas nas melhores faixas do álbum, “Wesley’s Theory”, “Institutionalized”, “u”, “For Sale?”, “Momma”, “How Much A Dollar Really Costs” e “You Ain’t Gotta Lie”. “To Pimp A Butterfly” vai ser, sem dúvida, o álbum hip hop do ano e vai ser com certeza um dos álbuns de 2015.

João Gonçalves

Sobre o autor

Leave a Reply