Arquivo

Atletas estrangeiros notificados para abandonar país

SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) notificou 105 atletas estrangeiros de clubes e associações desportivas da região Centro para no prazo de 20 dias abandonarem o país, sob pena de afastamento coercivo.

Em comunicado divulgado na passada quarta-feira, o SEF revela que inspecionou 60 clubes e associações desportivas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco tendo sido identificadas «duas centenas e meia de cidadãos estrangeiros, atletas inscritos por um número significativo de clubes, dos quais 157 não estavam legalmente habilitados ao desenvolvimento da atividade praticada por não serem possuidores de título de residência ou visto adequado à prática desportiva». Destes, 108 não reuniam condições, à data da inspeção e identificação, para iniciarem qualquer procedimento tendente à regularização da situação documental, e 105 foram notificados para, no prazo de 20 dias, abandonarem o território nacional, informou o SEF.

Nesta operação realizada no final do ano passado foram ainda detidos três outros cidadãos por «não ser legalmente admissível, no seu caso, a notificação de abandono voluntário, designadamente por não terem cumprido com idêntica notificação anteriormente efetuada». O SEF acrescenta que foram instaurados 25 processos de contraordenação aos clubes e associações dos atletas em causa, num montante global que «rondará valores entre 50 mil e 250 mil euros».

Sobre o autor

Leave a Reply