Arquivo

ASTA vence Prémio Manuel António da Mota

Galardão distingue associações que se destaquem no combate à pobreza e exclusão social

A Associação Sócio-Terapêutica de Almeida (ASTA) venceu o Prémio Manuel António da Mota pelo seu trabalho no combate à exclusão social. 50 mil euros é o valor do galardão, que foi entregue pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no último domingo, durante a conferência “Portugal Solidário”, que teve lugar no Palácio da Bolsa, no Porto.

A ASTA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) localizada na Cabreira do Côa, concelho de Almeida, e dedica-se a pessoas com deficiência mental ou multidificiência. De acordo com a sua directora, o dinheiro do prémio será usado na «compra de alfaias agrícolas e vedações para as terras» que possuem. «A candidatura já tinha esse objectivo, porque pretendíamos a dinamização do nosso atelier de agricultura», explicou Maria José Dinis a O INTERIOR. A responsável não esconde a importância do valor atribuído, mas considera também que o prémio constitui «uma vitória» para o distrito da Guarda. «Esta distinção contribui para que haja uma mudança de mentalidades e leva as pessoas a olharem o interior como uma zona de grande potencial no combate à pobreza», sustentou.

Nos próximos tempos, a ASTA pretende reforçar a aposta na agricultura biológica e, nesse sentido, «o prémio é uma grande ajuda», considerou Maria José Dinis. A associação celebrou no início de Outubro 10 anos de existência com a inauguração de uma nova unidade habitacional, a Casa de São Miguel, que permitiu o acolhimento de mais cinco internos. Na sua primeira edição, ao prémio Manuel António da Mota, instituído pela rádio TSF e o grupo Mota Engil para distinguir associações que se destaquem no combate à pobreza e exclusão social, concorreram 346 instituições de todo o país.

Sobre o autor

Leave a Reply