Arquivo

Associação de Municípios do Vale do Côa tem 10 anos

O desenvolvimento do turismo é a aposta forte para o futuro de uma região marcada pela desertificação

A Associação de Municípios do Vale do Côa (AMVC), sediada em Vila Nova de Foz Côa, comemorou, na semana passada, 10 anos de existência e sustenta que o desenvolvimento da actividade turística é a aposta para combater a crescente queda demográfica na região.

Para tal, a AMVC elaborou o plano de acção “Turismo e Património no Vale do Côa”, que se baseia na dinamização do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do futuro Museu do Côa, na implementação de uma malha de empreendimentos turísticos, na criação de rotas temáticas e de uma rede de espaços históricos e culturais. O investimento global considerado é da ordem dos 64 milhões de euros, a executar nos próximos três anos. O modelo de financiamento do programa prevê apoios do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), com particular relevância para os Programas Operacionais Regionais (Centro e Norte).

Constituída por 10 municípios das regiões da Beira Interior Norte (Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Trancoso, Pinhel, Almeida e Sabugal), do Douro (Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa) e do Alto Trás-os-Montes (Mogadouro), a AMVC tem por finalidade a promoção da cooperação e do desenvolvimento deste território. Das iniciativas promovidas ao longo destes 10 anos destacam-se o Plano Estratégico de Promoção Turística do Vale do Côa e a elaboração de uma Estratégia de Eficiência Colectiva para desenvolvimento do turismo e do património no Vale do Côa, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas.

Sobre o autor

Leave a Reply