Arquivo

ASAE apreende mercadoria na feira de Trancoso

Operação resultou na detenção de dois indivíduos e na confiscação de artigos contrafeitos no valor de 110 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, na última sexta-feira, uma acção de fiscalização na feira de Trancoso, uma das maiores do distrito, da qual resultou a detenção de duas pessoas, pelos crimes de contrafacção, a apreensão de artigos no valor de 110 mil euros, bem como a instauração de 21 processos-crime de contrafacção e usurpação de direitos de autor, adiantou Manuel Laje, porta-voz da ASAE.

Presentes a tribunal, os dois detidos ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência. Na operação, levada a cabo por 18 brigadas da ASAE e dezenas de elementos da GNR do Destacamento Territorial de Pinhel e do Grupo Territorial da Guarda, foram apreendidos 400 DVD’s, 2.500 peças de vestuário, 125 pares de óculos, 113 peças de marroquineria (malas, carteiras e cintos), 78 perfumes e 50 pares de ténis. De acordo com o capitão Lourenço, comandante do destacamento da GNR de Pinhel, «a acção teve início às 9 horas e terminou cerca das 11h30, sem qualquer tipo de incidentes». Durante a acção, os militares apreenderam ainda «uma arma de caça, no âmbito de uma infracção contra-ordenacional», acrescentou.

Alguns vendedores presentes na feira queixaram-se a “O Interior” que a operação «prejudicou o negócio dos pequenos comerciantes», num dia que previam ser de «muitos clientes», disse um dos feirantes, que preferiu o anonimato. No entanto, grande parte acabou por «fugir» com a aparição das autoridades. «Parecia a guerra quando entraram armados pela feira», contou outro vendedor, contestando a actuação da ASAE, para quem «as fábricas do Norte é que deviam ser os alvos principais deste tipo de acções de fiscalização, dado abastecerem os mercados com artigos contrafeitos».

Sobre o autor

Leave a Reply