Arquivo

((ASA)) – Closer

Opinião – Ovo de Colombo

((ASA)) é um novo projecto português, que une duas cidades: Lisboa, de David Francisco (When The Angels Breathe e ex- Uni_Form) e o Porto, de Melissa Veras (ex- :papercutz). Começaram a bater as asas em 2014, mas só este ano levantaram voo e lançaram digitalmente o disco de estreia – ‘Closer’ (em finais de Abril).

Inseridos no género dream pop, que combina electrónica sonhadora, guitarras assombradas e uma voz angélica, notamos nos ((ASA)) influências de Björk, Sigur Rós ou Explosions in the Sky. ((ASA)) é, assim, um feliz encontro entre a aurora – materializada na voz cristalina e pulsante de Melissa Veras -, e o crepúsculo, nos arranjos dark/ethereal do multi-instrumentista David Francisco.

O primeiro single a ser revelado foi “Hidden in the Forest”, ao qual se seguiu “Aurora”. A abrir o disco, temos “Spirits” e outras, como “Lights” ou “Open Wings”, num total de 12 canções, onde coube uma em português – “Voa”.

Produzido por Ricardo Fonseca e editado sob o selo da Raging Planet, ‘Closer’ atinge distintamente quem o ouve: ora estreita as distâncias, ora nos impulsiona a querer ir mais longe, mais alto, até ao deserto celestial. A atmosfera sonora ideal para sonhar acordado.

Por: Fernanda Fernandes*

*Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra

**A autora optou por não escrever ao abrigo do novo acordo ortográfico

Sobre o autor

Leave a Reply