Arquivo

As viagens gastronómicas e históricas de Trancoso

Para além da Feira de São Bartolomeu, Trancoso começa também a ser conhecida pelas iniciativas dedicadas à gastronomia, aos produtos típicos e à História. Dois acontecimentos que têm contribuído para divulgar o nome da cidade e atrair mais turistas a uma das localidades mais visitadas do distrito da Guarda.

No caso da Festa da História, uma designação mais abrangente que substituiu a antiga feira medieval, pode mesmo dizer-se que a vila tem vindo a marcar pontos e está a conquistar um lugar de destaque no roteiro nacional das feiras medievais. Todos anos em Julho, os visitantes embarcam numa autêntica viagem ao passado e param para ver passar o cortejo das bodas de D. Dinis com D. Isabel de Aragão. Inúmeros figurantes, trajados à época, alguns atores e variadas artes e ofícios tornaram ainda mais realista esta viagem pela antiga vila medieval, classificada desde 2003 como Aldeia Histórica.

Já a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato da Estrela ao Côa, realizada pela primeira em Fevereiro de 2004, tem proporcionado uma outra viagem pela gastronomia da região. Nessa altura, o Pavilhão Multiusos enche-se de sabores. Dos vinhos ao azeite, passando pelos enchidos, queijos, pão tradicional, doces típicos, como as famosas sardinhas doces de Trancoso, compotas e conservas de frutas, há de quase tudo para provar e comprar. O visitante pode ainda encontrar artesanato variado. Tudo isto e muito mais, bem à mão e à distância de umas passadas no Pavilhão Multiusos.

As viagens gastronómicas e históricas de
        Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply