Arquivo

As medidas

Mitocôndrias e Quasares

Um dos fatores mais importantes em múltiplas áreas da actividade humana é a utilização de unidades de medida, uma vez que as suas definições adquiriram, ao longo das últimas décadas, uma crescente importância e rigor.

Apesar da importância desta ideia, não existia nos diferentes pontos do globo um sistema de unidades único, pelo que houve necessidade, por parte de diversos países, de construir esse sistema.

Da conjunção e esforço dos diversos intervenientes surgiu o Sistema Internacional de Unidades (SI) que se tem revelado de vital importância, uma vez que permite facilitar as trocas comerciais entre países, encorajando a comunicação e a cooperação mútua em importantes domínios de atividade inteletual, científica, técnica e económica. Esta universalidade de unidades de medida permite poupar tempo e esforço na conversão de unidades de uns sistemas para os outros.

Como foi referido, a importância da medição de grandezas é extraordinária, estando hoje tão vulgarizada que frequentemente nos esquecemos da sua importância, uma vez que nenhum ramo da ciência, técnica, indústria ou comércio poderia sobreviver sem a existência de medições. Nestas áreas, as medições determinam as dimensões e caraterísticas de um produto, critérios de controlo de qualidade ou a normalização dos seus parâmetros.

A enorme variedade de fenómenos com que se trabalha atualmente torna muito grande o número de grandezas a medir, no entanto, e apesar deste elevado número de grandezas, a medição de uma grandeza reduz-se à determinação, direta ou indireta, do quociente entre a grandeza dada e outra da mesma espécie que, convencionalmente, é tomada como padrão e recebe o nome de unidade de grandeza.

O resultado obtido apresenta-se sob a forma de um número, contudo este valor não tem qualquer significado físico a não ser que se complete a informação com a respectiva unidade. Grande parte das grandezas físicas apresentam o valor com a respectiva unidade, isto é, são grandezas dimensionais. Dando um exemplo, referir que a altura de uma árvore é 55, sem fazer referência à unidade pode tornar a nossa informação disparatada! Uma vez que tanto podemos ter 55 mm, 55 cm, 55 m ou mesmo 55 km!

Em seguida, vamos observar a definição de algumas das principais unidades de media do SI.

metro: O metro é o comprimento do trajecto percorrido no vazio pela luz durante um intervalo de tempo 1/299 792 458 do segundo;

quilograma: O quilograma é a unidade de massa e é igual à massa do protótipo internacional do quilograma

segundo: O segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos de radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio.

ampere: O ampere é a intensidade de uma corrente constante que, mantida em dois condutores paralelos, rectilíneos, de comprimento infinito, de secção circular desprezável e colocados à distância de 1 metro um do outro, no vazio, produziria entre estes condutores uma força igual a 2×10-7 N por metro de comprimento.

Por: António Costa

Sobre o autor

Leave a Reply