Arquivo

Às duas por três na escola outra vez

Diz-se que… “Burro Velho não aprende línguas”…

Qual quê… ou o burro (a) não é tão velho ou mudou a linguagem…

E não é que mudou mesmo? Chama-se “Novas Oportunidades” Um programa para adultos de que quase toda a gente já ouviu falar, mas que pela grande maioria é visto de uma forma depreciativa!

Sim, não é para levar a sério!… Ora pois, tirar o 12º Ano, assim, sem mais nem menos… sem livros, sem aulas… de bandeja…Dizem! Até alguns académicos que leccionam nas nossas escolas, têm essa opinião… “Domage”! Engana-se quem pensa que isto se faz “com uma perna às costas”! Não faz não senhor, porque a equipa de profissionais e formadores não deixa!

O Regresso à escola, depois de décadas de silêncio, em primeiro lugar assusta! Depois… devagarinho, voltamos a sentar-nos a jeito nas carteiras da sala de aula, ou nos aquecedores do corredor, à semelhança de quando tínhamos 15 anos. São com certeza … incertezas de saber se se vai conseguir ou não… Já passou tanto tempo depois do liceu…

Mas vale pelo regresso… pelo bom que é poder reflectir de uma forma consciente em temas, que não ficam só pela abordagem mas que nos obrigam a ir ao fundo…

Cidadania e Profissionalidade…

Sociedade, Tecnologia e Ciência…

Cultura, Língua, Comunicação…

Contamos nós com uma equipa empenhada, várias noites na semana, que, conhecendo algumas das nossas experiências de vida, nos ajudam a reflectir em “Urbanismo e Mobilidade”, “Ambiente e Sustentabilidade”, “Direitos e Deveres” “Argumentação e Assertividade”…e muitos outros temas que serão desenvolvidos de forma crítica, com correcção linguística e científica. Recordam-se histórias e atitudes de uma vida inacabada, fazem-se pesquisas, adquirem-se outros saberes, constroem-se documentos de várias formas e tamanhos e dá-se vida a um Portefólio Reflexivo de Aprendizagem que permanecerá em aberto até ao fim…

Hoje, terminado este percurso avaliado por um júri devidamente credenciado e autorizado para o efeito, asseguro-vos que a oportunidade surge sempre que nós desejarmos aprender a crescer em bem estar, qualidade de vida, inovação, competitividade, formação! Uma aposta ganha pelo reconhecimento, validação e certificação do “já feito” ao longo da Vida, num percurso pessoal, social, e profissional!

Pediram-me para transcrever para o papel a emoção de voltar à escola!

E…sim… foi exactamente isso que aconteceu…embora de aulas não se tratasse…

Mas de conhecimento, sem dúvida!

Chamam-lhe “Novas Oportunidades”… confirmo…!

Novas Oportunidades no”Saber” enquanto Cidadã activa…

Novas Oportunidades no “Conhecimento” enquanto ser pensante…

Novas Oportunidades na “Partilha” enquanto Ser Humano…

Novas Oportunidades no “Futuro” enquanto Pessoa…

Uma experiência que devia ter sido vivida no tempo certo… mas como não foi possível, reconheço e agradeço este percurso que espero me leve a outras escolas, outros pares, outros “Saberes” que serão “Fundamentais” para o meu crescimento como ser individual, fazendo parte do colectivo, nesta aldeia Global.

Luísa Coimbra

(adulta certificada pelo CNO – Centro Novas Oportunidades – da Escola Secundária de Afonso de Albuquerque)

Sobre o autor

Leave a Reply