Arquivo

Artistas da região dominam Festival de Música da Beira Interior

Evento promovido pela Scutvias inclui espectáculo de música e bailado no TMG, a 10 de Maio

A terceira edição do Festival de Música da Beira Interior, promovido pela Scutvias, arranca dia 29 em Alpedrinha e vai passar por Mação, Vila Velha de Ródão, Guarda e Castelo Branco até 17 de Maio. No TMG, subirá ao palco a Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) na noite de 10 de Maio.

Antes disso, os primeiros acordes do festival serão dados na igreja matriz de Alpedrinha pelo trio de metais – com peças de Duarte Pestana, Francis Poulenc e Maurice Faillent – e pelo quinteto Argentinus, da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco – com seis obras do mestre do tango, Astor Piazzola. A 12 de Abril actua o Coro Misto da Beira Interior na igreja matriz de Mação com uma dúzia de peças da América Latina. Sete dias depois será a vez da orquestra sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco interpretar música de câmara na Casa das Artes de Vila Velha de Ródão, com destaque para obras de Schubert, Tchaikovski e Debussy, com orquestração de Paulo Videira.

Na Guarda, o festival está no TMG a 10 de Maio, com um espectáculo de bailado em que a Terra e o Canto dividirão as atenções. A primeira parte, intitulada “…da Terra”, é composta pelo “Elogio da Dança”, de Leo Brouwer, “Suor da Terra/Romance de Lavacolhos”, “Os Malmequeres” e “Também quero Colinho”. Na segunda, “…do Canto”, serão apresentadas nove peças, assinadas na sua maioria por José Fontão, co-fundador dos Pedra d’Hera. Em palco, David Miguel dirige a orquestra da AMDF e Sílvia Tourais coreografa e dirige a classe de Ballet da academia, num espectáculo que contará com a participação especial do grupo fundanense. O III Festival de Música da Beira Interior termina a 17 de Maio, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, com um recital do Conservatório Regional de Música da Covilhã e da Escola Profissional de Artes da Covilhã.

Sobre o autor

Leave a Reply